TORNADO NO PARANÁ: Sobe para 68 mil número de pessoas afetadas
Defesa civil do estado contabiliza, até o momento, 870 feridos, 4.333 desalojados e 163 desabrigados. Sete mortes foram registradas
Até o momento, 86 municípios paranaenses foram afetados pelo desastre. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)
O número de pessoas afetadas por um tornado e vendavais no Paraná subiu para 68.021, de acordo com relatório divulgado pela Defesa Civil Nacional no fim da tarde desta quarta-feira (12). A defesa civil do estado contabiliza, até o momento, 870 feridos, 4.333 desalojados e 163 desabrigados. Sete mortes foram registradas.
O boletim foi emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que permanece com equipes de plantão monitorando o cenário e mantendo comunicação permanente com as defesas civis estadual e municipais. Até agora, 86 cidades foram afetadas pelo desastre.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressalta a força-tarefa para ajudar o estado. “O primeiro momento é de solidariedade às vítimas, de apoio e assistência a todos que foram atingidos pelo tornado de alguma forma, isso depende da rápida mobilização dos poderes federal, estadual e municipal. Antes mesmo da formação do ciclone extratropical, nós estávamos, como é de praxe, trabalhando em conjunto com as defesas civis dos três estados da Região Sul no monitoramento”, completou o ministro.
Rio Bonito do Iguaçu (PR)
O município de Rio Bonito do Iguaçu, um dos mais atingidos pelo tornado, teve 90% da área urbana impactada pelo fenômeno, com centenas de casas e edificações comerciais destruídas, além de escolas e unidades de saúde. A cidade registrou seis mortes.
Assessoria de Comunicação Social do MIDR


