Conselho de Biomedicina do Paraná realiza jantar com Baile de Máscaras
Conselho de Biomedicina do Paraná realiza jantar com Baile de Máscaras
Evento será neste sábado (29/11) para homenagear profissionais do Estado
O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) vai promover o quinto jantar em homenagem aos mais de 5 mil profissionais do Estado. O evento (por adesão) será neste sábado (29/11), às 19h, no Restaurante Dom Antonio (Av. Manoel Ribas, 6121, Santa Felicidade, Curitiba).
Neste ano, o jantar será um Baile de Máscaras. Os convites são individuais, limitados e podem ser adquiridos pelo link https://evento.crbm6.gov.br/evento/v-jantar-em-homenagem-ao-dia-do-biomedico/9
O evento celebra o Dia do Biomédico – comemorado oficialmente em 20 de novembro – e a profissão, que foi regulamentada pela Lei nº 6.684 de 3 de novembro de 1979, e é uma das mais procuradas em muitas universidades do Paraná, como a UEL e a UFPR.
Entre as autoridades que já confirmaram presença está César Neves, diretor geral da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA).
Conquistas
Além de reunir profissionais e apoiadores num momento de confraternização, o evento tem como objetivo apresentar as mais recentes conquistas dos biomédicos paranaenses, as ações do CRBM6 para fortalecer ainda mais a categoria, proporcionar a troca de experiências, o networking e a promoção da Biomedicina em todo o estado.
Entre as novidades a ser celebrada está o Projeto de Lei 353/2025, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (Solidariedade), que institui o Dia do Biomédico no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a ser celebrado anualmente em 20 de novembro.
Outras conquistas da Autarquia Federal que tem jurisdição no Paraná englobam a inclusão de vagas para biomédicos em diversos concursos públicos municipais e estadual, a posse dos novos delegados regionais de Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, a realização de diversos workshops para fortalecer a profissão, as homenagens na Câmara Municipal de Curitiba e Assembleia Legislativa e muito mais.
Pioneirismo
“O CRBM6 foi pioneiro no Brasil em promover esse encontro para homenagear os profissionais da biomedicina. Desde a primeira edição em 2021, o Conselho já reuniu na capital paranaense centenas de profissionais biomédicos, autoridades, convidados, pesquisadores, professores, estudantes e familiares”, explica o presidente da entidade, Thiago Massuda.
“Esse evento é uma ocasião para compartilhar experiências, estreitar contatos, ativar marcas de empresas e fomentar novos negócios, além de reconhecer o trabalho de uma instituição forte e atuante em todo o Paraná”, destaca a vice-presidente do CRBM6 e organizadora do encontro, Daiane Pereira Camacho.
Representatividade
Segundo o presidente do CRBM6, a Biomedicina é feita de rigor técnico, ética e compromisso, mas também de sensibilidade de quem entende que cada exame tem uma história, cada pesquisa tem um propósito e cada atendimento tem um impacto real na vida de alguém.
“No Paraná, profissionais e estudantes de Biomedicina têm papel fundamental na promoção da saúde, na produção científica e no fortalecimento dos serviços que atendem a população. Em laboratórios, clínicas, instituições de ensino e centros de pesquisa, a Biomedicina demonstra diariamente sua relevância e contribuição para o desenvolvimento do Estado”, enfatiza o presidente da entidade, Thiago Massuda.
Sobre o CRBM6
O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.
A entidade é formada por 5.902 profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra, Ponta Grossa e Paranavaí.
Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínicas e ambientais, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.


