“Medalha equivocada: heróis reais são os bombeiros, não o secretário”
O Paraná enfrenta um dilema entre comunicação institucional e promoção pessoal. Recentemente, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, recebeu a Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, concedida pelo Corpo de Bombeiros, pelo trabalho em Rio Bonito do Iguaçu após o tornado de novembro. Reconstruir cidades após desastres é obrigação do Estado, não mérito pessoal que justifique medalhas ou destaque midiático.
Ao mesmo tempo, programas como o videocast Cidades do Amanhã transformam a comunicação oficial em vitrine do secretário, associando sua imagem a investimentos e resultados do governo. Em ano pré-eleitoral, essa prática levanta o alerta: até que ponto a divulgação institucional se confunde com promoção pessoal?
O Paraná precisa garantir que a publicidade do Estado sirva à população, não a projetos políticos individuais, preservando impessoalidade, ética e confiança no serviço público. Governar é dever, não ato heroico passível de medalha.


