Lista divulgada por Damares aponta possíveis igrejas envolvidas em fraudes no INSS
A senadora Damares Alves divulgou, nesta quarta-feira (14), uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação ou de transferência de sigilo aprovados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Segundo a parlamentar, os requerimentos têm como base indícios apontados em documentos oficiais, como Relatórios de Inteligência Financeira e informações da Receita Federal.
Entre as instituições citadas estão a Adoração Church, a Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo, o Ministério Deus é Fiel Church, conhecido como SeteChurch, e a Igreja Evangélica Campo de Anatote.
A senadora também mencionou requerimentos de convocação ou convite para depoimento de líderes religiosos, como André Machado Valadão, César Bellucci do Nascimento, Péricles Albino Gonçalves, Fabiano Campos Zettel e André Fernandes, além de pedidos de quebra de sigilo relacionados a Valadão.
Damares afirmou que a possível participação de igrejas ou líderes religiosos em fraudes contra aposentados causa desconforto e tristeza, mas ressaltou que a CPMI tem o dever constitucional de apurar os fatos com responsabilidade, imparcialidade e base documental.
A manifestação ocorreu após o pastor Silas Malafaia anunciar um desafio público à senadora, cobrando explicações sobre declarações que associaram grandes igrejas e pastores às investigações conduzidas pela CPMI do INSS.


