Espetáculo A Paixão de Cristo deve reunir cerca de 15 mil pessoas nesta sexta-feira [3/4], em Curitiba

Espetáculo A Paixão de Cristo deve reunir cerca de 15 mil pessoas nesta sexta-feira [3/4], em Curitiba

Espetáculo A Paixão de Cristo deve reunir cerca de 15 mil pessoas nesta sexta-feira [3/4], em Curitiba

Encenação conta com cerca de 650 participantes entre atores voluntários e equipe de produção; Espetáculo gratuito é considerado o segundo maior do Brasil

Acontece nesta sexta-feira, 3 de abril, a encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo Grupo Lanteri, em Curitiba. Considerado o segundo maior espetáculo do gênero no Brasil, o evento integra o calendário oficial da capital paranaense e celebra sua 48ª edição nesta Sexta-Feira Santa, dia 3 de abril, às 19h, com entrada franca.

A montagem da megaestrutura já está em ritmo acelerado no Espaço Lanteri (Rua Amadeu Piotto, 590, bairro Orleans). Em uma área de 14 mil m², estão sendo erguidos quatro palcos fixos interligados por uma passarela, além de complexos sistemas de iluminação e sonorização.

A encenação deste ano conta com cerca de 650 participantes, entre atores voluntários e equipe de produção. A apresentação acontece mesmo com chuva e a expectativa é reunir 15 mil pessoas para o espetáculo que é conhecido por marcar gerações em Curitiba e Região Metropolitana.

Participações especiais

Além da presença da renomada soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca, formada pela Universität Mozarteum de Salzburg, que interpretará o papel de Verônica e executará peças como Vocalise op. 34 nº 14, de Rachmaninoff, e Hallelujah, de Leonard Cohen, outra personalidade confirmada no espetáculo de 2026 é a apresentadora Daiane Fardin, que interpretará Cláudia, esposa de Pilatos.

“Depois de tantos anos contando histórias, eu tenho a oportunidade de viver uma delas no palco. É uma surpresa linda que me tirou da zona de conforto e me convidou a viver algo completamente novo, num desafio especial: participar como atriz voluntária neste espetáculo grandioso que emociona milhares de pessoas e carrega uma mensagem tão profunda de fé, amor e esperança”, explica a comunicadora. Para Daiane que participou dos ensaios no fim de semana, a experiência “é diferente, dá medo, frio na barriga, exige entrega, sensibilidade e coragem. Mas também é uma experiência transformadora. Estar ali, fazendo parte dessa história que toca o coração de tanta gente, é muito especial”, complementa.

A encenação de 2026 terá duas cenas inéditas: O Lava-pés e o Encontro de Jesus com Nicodemos. “Essas passagens foram escolhidas para promover uma reflexão sobre tolerância e convivência harmônica, principalmente em tempos de divisões e radicalismos”, explica o diretor de Produção do Grupo Lanteri, Edson Luiz Martins.

Legião de boa vontade

Segundo o diretor geral do Grupo Lanteri, Aparecido Izabel Massi, chegar aos 48 anos de espetáculo só é possível devido a uma “legião de boa vontade” que se forma em torno da história de Jesus Cristo. “Não falo apenas dos patrocinadores como a Sanepar, Festval e Luson e apoiadores como a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba, mas especialmente do nosso grupo de mais de 500 abnegados que, ano a ano seguem junto, criando e recontando uma história que é de domínio público há 2 mil anos”, destaca.

É o caso de Edivaldo Proença, o Edi. Aos 50 anos de vida, 37 são dedicados ao trabalho no Lanteri. Graduado em administração e com MBA em gestão de pessoas, ele atualmente é um dos diretores de produção do grupo e destaca que um de seus maiores desafios é manter a equipe de voluntários motivada, independente dos desafios do dia – seja criar uma fonte, seja carregar uma cruz de quase 100 quilos. “Ano a ano, é uma satisfação ver o envolvimento de todos e a beleza do resultado, mesmo sendo uma história da qual todos já sabem o final”, relata.

Um dos fundadores do Lanteri, Júlio César Miranda do Rosário, 68 anos, também é envolvido com o espetáculo 24h ao dia durante os dois meses que antecedem a apresentação. “É uma alegria ver essa proporção que o projeto tomou. Quando criamos o grupo, o objetivo maior era ter uma atividade cultural e social junto à comunidade que procurava uma atividade e se sentia carente. O Grupo Lanteri proporcionou aos jovens, principalmente os do Grupo de Jovens vinculado a Igreja São Paulo Apóstolo no Bairro Uberaba, uma atividade teatral que rende frutos até hoje”, relata, lembrando que um dos grandes desafios atuais é o apoio financeiro para custear a produção.

Há seis anos no Lanteri, Loirí Ieda Vasem Vechio, 63 anos, é a artista plástica que ajuda a dar forma às grandes esculturas que são vistas no palco durante o espetáculo. “Transmitir a maior história de amor, humildade e fé da humanidade é extremamente gratificante para mim. Nós do grupo Lanteri temos a honra de fazer isso através dessa expressão artística que é o teatro; e como é especial ver o grupo unido com um único propósito de levar arte e fé aos espectadores. Nos doamos por meses para completar este desafio e sempre voltamos para casa com o coração cheio de amor e gratidão”, enfatiza a artista que também se envolve com criação e execução dos cenários e demais adereços.

Voluntariado e solidariedade

Embora a entrada da Encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Lanteri seja gratuita, o público é convidado a doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Provopar.

A encenação de 2026 utiliza-se da Lei Rouanet, com o patrocínio da Sanepar, Festval e Luson. Nichele e Trucket também patrocinam o evento. A proposta é realizada com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

Ficha Técnica da Paixão de Cristo 2026

Direção Geral, Texto, Trilha Sonora: Aparecido Izabel Massi

Direção de Produção: Edi Proença; Edson Luiz Martins; Júlio César Miranda do Rosário

Direção Artística: Aclelio Camargo Junior

Coordenação de Iluminação: Cassio Murilo Scholz de Carvalho

Coordenação de Elenco e Ensaios: Michele Prado

Coordenação de Adereços: Claudia Antonievicz; Loiri Ieda Vasem Vecchio; Selma Mayer

Concepção de Cenários: Ana Valeria Chaves

Coordenação de Produção de Cenários: Anderson Beraldin; Gelson Freitas

Coordenação de Figurinos: Aclelio Camargo Junior; Blanca Spisila; Eluana Litz; Sirlei (Sissi) de Andrade

Coordenação de Maquiagem: Juceane Martins; Camila Martinez Martins; Larissa Baulhout Correa

Coordenação de Comunicação: Carol Buhrer

Coordenação de Secretaria: Larissa Baulhout Correa

Elenco

Jesus: Gustavo Ferreira de Deus

Maria: Blanca Spisila

Maria Madalena: Carla Gomes Teixeira

Verônica: Ornella de Lucca (Soprano)

Pedro: Carlos Assad Mady

Judas: Antonio Marcos Baulhout

João: Thiago Litz

João Batista: Jefferson Santana

Caifás: Gilberto Harder

Pilatos: Sergio Serrato

Cláudia: Daiane Fardin

Nicodemos: César Kuzma

Herodes: André Costa Rosa

Assessoria de imprensa: Mem Comunicação

Sobre o Grupo Lanteri

Fundado em 1978 por 45 pessoas, o Grupo Lanteri nasceu com o objetivo de levar o teatro ao povo, utilizando elementos da própria comunidade. Em 48 anos de atividades, já realizou 745 apresentações de 18 peças teatrais em 95 localidades do Brasil — sendo 82 no Paraná —, atingindo um público estimado de quase 1,4 milhão de espectadores.

A companhia funciona como uma instituição sem fins lucrativos. O realismo da crucificação e a escala monumental da produção da Paixão de Cristo transformaram o Grupo Lanteri em um patrimônio cultural de Curitiba. Todos os 500 atores da encenação são voluntários.

Serviço:

O que: 48ª Encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Lanteri

Quando: Sexta-feira Santa (03/04), às 19h (portões abrem às 15h)

Onde: Espaço Lanteri (Rua Amadeu Piotto, 590, Orleans, Curitiba-PR)

Quanto custa: A entrada é gratuita (sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível para o Provopar)

Mirella Pasqual

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *