Jornada Davipan fortalece empreendedorismo na panificação, confeitaria e gelados comestíveis

Jornada Davipan fortalece empreendedorismo na panificação, confeitaria e gelados comestíveis


Evento reuniu especialistas, empresários e empreendedores no Museu Oscar Niemeyer para discutir tendências, inovação, marketing, gestão e comportamento empreendedor nos segmentos de panificação, confeitaria e gelados comestíveis

Os brigadeiros mudaram a vida da curitibana Kelly Ferreira. O que começou em 2018 como uma alternativa para complementar a renda da família cresceu rapidamente e, em apenas seis meses, passou a gerar uma receita superior ao salário do marido, que deixou o emprego para se dedicar integralmente ao negócio. Hoje, a história da fundadora da Kelly Brigadeiros inspira outros empreendedores e simboliza um dos principais propósitos da primeira edição da Jornada Davipan: mostrar que conhecimento, planejamento e inovação podem transformar pequenas empresas.

“Ninguém da minha família trabalhava com gastronomia. Começamos do zero e somos a prova de que dedicação pode mudar o rumo da vida das pessoas. Dizemos que os brigadeiros foram um presente de Deus”, contou Kelly durante o talk show realizado no segundo dia da programação, ao lado da confeiteira Tathi Fabulosa e da sócia da Davipan, Fátima Yae.

Realizada na última semana, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, a Jornada reuniu especialistas, chefs, consultores e empresários para discutir os desafios e as oportunidades dos mercados de panificação, confeitaria e gelados comestíveis. Mais do que um evento, a iniciativa sintetiza a experiência construída pela Davipan ao longo de anos em seu Centro de Treinamento, criado para apoiar o desenvolvimento dos clientes, oferecer capacitação permanente e fortalecer pequenos e médios negócios em um mercado cada vez mais competitivo.



“Nosso propósito sempre foi ir além da venda de produtos. Queremos ser parceiros dos nossos clientes, entender seus desafios, compartilhar conhecimento e contribuir para que seus negócios cresçam de forma sustentável. A Jornada é uma extensão desse trabalho que realizamos diariamente em nosso Centro de Treinamento”, afirma Fátima Yae, sócia da Davipan e idealizadora da iniciativa.

Tendências apontam um novo mercado para os gelados comestíveis

O primeiro dia da Jornada foi dedicado ao mercado de sorvetes, segmento que movimenta mais de R$ 14 bilhões por ano no Brasil e reúne cerca de 11 mil empresas. Durante o Fórum 360, promovido pela DR Aromas e Ingredientes em parceria com a Selecta Specialità, especialistas apresentaram pesquisas que mostram uma transformação no comportamento do consumidor e apontaram caminhos para um setor que pode crescer até 50% até 2033.

Dados da pesquisa Mintel/Kantar revelaram que ingredientes clean label (rótulos limpos), produtos funcionais e opções enriquecidas com proteína estão entre os atributos mais valorizados pelos consumidores. O conceito de indulgência permissiva — consumir sobremesas mais equilibradas, sem abrir mão do sabor — foi apresentado como uma das principais tendências do movimento wellness.

“Hoje a saudabilidade ganhou protagonismo. Os consumidores querem saúde com sabor no mesmo alimento. A indulgência permissiva é a nova tendência de mercado”, destacou Alessandra Carneiro, gerente de marketing de sorvetes da DR Aromas e Ingredientes.

O mestre sorveteiro Vagner Paulo Ribeiro mostrou como a indústria tem respondido a essa demanda com o desenvolvimento de ingredientes capazes de reduzir gordura e melhorar o perfil nutricional dos produtos, enquanto o especialista Eduardo Coutinho apresentou tendências de consumo da Geração Z, ressaltando a importância de equilibrar sabores clássicos com novidades capazes de gerar experiências visuais e sensoriais.

Outro tema de destaque foi a busca por alternativas para reduzir a sazonalidade das vendas. Estratégias como sobremesas específicas para o inverno, harmonizações com cafés e vinhos, além da oferta de embalagens menores, alinhadas ao fenômeno da snackfication, foram apresentadas como oportunidades para ampliar o consumo durante todo o ano.

Marketing, posicionamento e empreendedorismo feminino

Se o primeiro dia mostrou para onde o mercado está caminhando, o segundo concentrou-se em como os empreendedores podem acompanhar essa transformação.

Durante o Davipan Com Elas, iniciativa criada para fortalecer o empreendedorismo feminino, a confeiteira Tathi Fabulosa compartilhou mais de duas décadas de experiência no setor e destacou que produzir bem já não é suficiente para garantir competitividade.

Segundo ela, conhecer a persona, definir corretamente os preços, comunicar os diferenciais da marca, mostrar os bastidores nas redes sociais e manter a disposição para testar novos produtos são atitudes essenciais para transformar uma confeitaria em um negócio sustentável.

A programação também contou com a participação do consultor Tiago Aguiar, do Sebrae/PR, que apresentou estratégias de marketing digital voltadas aos pequenos negócios. Entre as principais recomendações estiveram a atualização constante do perfil da empresa no Google, o uso de palavras-chave, a publicação de fotos e vídeos e o cuidado com as avaliações deixadas pelos consumidores.

“Quem não está no Google perde competitividade. Hoje, boa parte das decisões de compra começa nas plataformas de busca, e a reputação digital passou a ser um diferencial importante para qualquer empresa”, explicou Aguiar.

Aulas show encantaram a plateia

A programação da Jornada Davipan também contou com diversas aulas show nas áreas de panificação e confeitaria. Um dos nomes do evento foi Eduardo Beltrame, Chef de cozinha, confeiteiro e consultor gastronômico. Ele é especialista em panificação e confeitaria, com trajetória reconhecida nacional e internacionalmente. Representou o Brasil em importantes competições mundiais, é professor de gastronomia e compartilha há mais de 30 anos sua experiência na formação de profissionais do setor.

Na ocasião, além de mostrar os segredos na produção do brownie com sorvete, encantou a plateia com dicas sobre o empreendedorismo no mundo da confeitaria. “Ele falou sobre posicionamento e trouxe vários insights. A Jornada foi um momento de olhar para o nosso negócio, entender como podemos expandir. Eu me apaixonei pelas receitas de gelato nestes três dias e quero ingressar nesta área daqui para a frente”, aponta Priscila Cacilda, Cake designer.

Diferenciação como estratégia de crescimento

No terceiro e último dia, o foco esteve no comportamento empreendedor e na gestão dos negócios.

Em palestra conduzida pelo consultor André Furtini, do Sebrae/PR, os participantes foram convidados a refletir sobre como pequenas atitudes podem gerar grandes diferenciais competitivos. Utilizando exemplos de empreendedores que conquistaram clientes por meio do atendimento, da organização, da experiência de compra e do cuidado com os detalhes, o especialista demonstrou que inovação nem sempre significa criar um novo produto, mas oferecer mais valor ao consumidor.

O consultor também reforçou a importância de preparar equipes para atender bem, transformar feedbacks em oportunidades de melhoria, responder às objeções dos clientes e estabelecer metas permanentes para o crescimento do negócio.

Um legado que continua além da Jornada

Ao longo dos três dias, a Jornada Davipan reuniu palestras, demonstrações técnicas, degustações, networking e oportunidades de negócios, consolidando um modelo que une conteúdo técnico, relacionamento e desenvolvimento empresarial.

Para Fátima Yae, a receptividade dos participantes confirma que o setor busca cada vez mais espaços de atualização profissional e troca de experiências.

“Acreditamos que negócios fortes são construídos por pessoas bem-preparadas e por relações de confiança. Quando compartilhamos conhecimento, criamos conexões e ajudamos nossos clientes a crescer, fortalecendo todo o setor. Esse é o propósito que orienta nosso Centro de Treinamento, a Jornada Davipan e todas as iniciativas que desenvolvemos ao longo do ano”, conclui.

TV Diário

Francielli

Jornalista com quase 20 anos de experiência. Sua carreira está dividida em mais de 10 anos como produtora, pauteira e editora chefe de TV e alguns bons anos como assessora de imprensa. Apaixonada por novidades, tendências e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *