Inscrições para a 1ª Corrida Lilás de Maringá seguem até 5 de agosto

Inscrições para a 1ª Corrida Lilás de Maringá seguem até 5 de agosto


Prova será realizada em 16 de agosto, no entorno do Parque do Ingá, e busca ampliar a mobilização contra a violência praticada contra as mulheres

A Prefeitura de Maringá prorrogou até 5 de agosto as inscrições para a primeira edição da Corrida Lilás. A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) promove a prova com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesp). Inicialmente, o prazo terminaria nesta segunda-feira, 20 de julho.

Com o tema “Maringá corre com elas. E por elas”, a corrida ocorrerá em 16 de agosto, na região do Bosque 2. O percurso terá 6 quilômetros e reunirá atletas de rendimento e corredores amadores, de ambos os sexos, a partir dos 16 anos.



Processo avança e Professora Ana Lúcia ainda pode perder o mandato?

A organização cobra taxa de R$ 49,90 por participante. Além disso, cada atleta deverá doar um pacote de absorventes durante a retirada do kit.

Mulheres vítimas de violência atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), idosos e atletas com deficiência têm direito à isenção da taxa.

Corrida reforça mobilização contra a violência

A Prefeitura afirma que a prova pretende ampliar a conscientização da comunidade sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

A vendedora Luciana Marinelo Laudim participará da corrida ao lado da família. Ela correrá em memória da irmã, a soldado da Polícia Militar Daniela Carolina Marinelo, vítima de feminicídio em 2023.

“Quando a sociedade se une em torno dessa causa, mostra que a violência contra a mulher é um problema de todos. Quem vive um relacionamento abusivo precisa se sentir encorajada a falar sobre o que enfrenta. Uma iniciativa como essa fortalece essas mulheres e mostra que existe uma rede mobilizada para acolher, orientar e proteger as vítimas”, afirma Luciana.

Para ela, a corrida também ajuda a preservar a história da irmã.

“Daniela tinha sonhos, planos e uma vida inteira pela frente. Hoje, infelizmente, não pode mais contar a própria história. Por isso, nós a contamos por ela. Que sua memória sirva de alerta e também de força para encorajar outras mulheres a buscar ajuda”, diz.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Leila Domenici, afirmou que a participação da comunidade terá papel central na iniciativa.

“A ‘Corrida Lilás’ é uma ação simbólica, que vai além do esporte. Teremos mulheres e homens unidos por um mundo mais igualitário, evidenciando que uma sociedade justa permite às mulheres viver com autoestima, força e energia”, declarou.

Prova terá categorias femininas e masculinas

A Corrida Lilás contará com a categoria Elite Feminina, limitada a 20 vagas. A organização também abrirá categorias para atletas com deficiência, com classificação geral feminina e masculina, além das modalidades gerais masculina e feminina.

Os três melhores atletas de cada sexo receberão premiação em 13 faixas etárias. As divisões incluem participantes com idade entre 16 e 70 anos ou mais, além dos atletas com deficiência.

Todos os corredores que concluírem o percurso receberão medalhas.

Durante a inscrição, o participante deverá informar o ritmo médio de corrida, chamado de pace. A organização usará essa informação para definir o setor de largada.

Corredores com pace superior a 5 minutos e 31 segundos por quilômetro integrarão o setor geral.

Kits serão entregues na sede da Semulher

A Semulher entregará as camisetas e os kits da corrida nos dias 13 e 14 de agosto, das 9h às 22h. A retirada ocorrerá na sede da secretaria, na Avenida Papa João XXIII, 497.

Nesse momento, cada participante deverá entregar o pacote de absorventes exigido pela organização.

As inscrições seguem até 5 de agosto e devem ser realizadas pelo canal eletrônico indicado pela Prefeitura de Maringá.

Baixe o aplicativo da TV Diário para o seu smartphone.
aqui

TV Diário
Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *