Quatro brincadeiras que estimulam a alfabetização
Ludicidade ajuda a superar desafios do processo de apropriação da linguagem escrita
No Brasil, aprender a ler e escrever é um direito reconhecido em lei. Aprovada em 2018 pelo Congresso Nacional, a Política Nacional de Leitura e Escrita reconhece que a leitura e a escrita são essenciais para assegurar a plena cidadania e uma vida digna. O processo de alfabetização pode ser uma fase desafiadora para as crianças, mas algumas estratégias ajudam a superar os desafios e tornam essa jornada mais prazerosa para os pequenos.
De acordo com a coordenadora editorial da Aprende Brasil Educação, Patricia Waltiach, é preciso investir em atividades lúdicas, que ajudam a atribuir significado àquilo que se está aprendendo. “Brincadeiras como jogos de rimas, caça-palavras e adivinhações estimulam a consciência fonológica e ampliam o vocabulário, além de desenvolverem a coordenação motora e a concentração, habilidades fundamentais para o processo de alfabetização”, ressalta. A educadora ainda afirma que a ludicidade nas práticas de alfabetização fortalece o vínculo emocional com o aprendizado, promovendo a autoconfiança e a motivação, aspectos essenciais para que a criança se sinta segura e interessada em ler e escrever.
1. Caça ao tesouro
Desenhe as letras do alfabeto em uma cartolina, cortando uma por uma em seguida. Então, esconda esses cartões com as letras em determinado espaço – pode ser a sala, o quintal ou a casa, como um todo. As crianças devem ser incentivadas a encontrar os cartões e dizer qual é a letra em voz alta. “Isso ajuda a identificar o conjunto de símbolos gráficos utilizados para leitura e escrita”, diz a especialista.
2. Jogo da memória
Essa brincadeira pode ser feita com imagens de objetos cujos nomes começam com letras específicas, produzindo um conjunto de cartas com as letras do alfabeto e outro com as figuras correspondentes.. “Essa prática estimula o reconhecimento das letras e a associação de sons iniciais, promovendo habilidades essenciais para a alfabetização”, esclarece.
3. Rimas
“As rimas propiciam o desenvolvimento da consciência fonológica, permitindo à criança que perceba e manipule os sons das palavras. Ao identificar rimas, os pequenos aprendem a reconhecer semelhanças sonoras e a dividir as palavras, facilitando o entendimento de como os sons se combinam”, pontua Patricia. Aqui, quando o adulto fala uma palavra, a criança deve dizer uma outra que rime com a primeira. Essa também é uma boa opção de brincadeira em grupo, permitindo que as crianças desenvolvam, também, habilidades sociais e trabalho em equipe.
4. Nome próprio
A ideia é escrever o nome da criança com letras maiúsculas em um pedaço de papel e, em seguida, pedir que ela procure as letras correspondentes no alfabeto móvel, colocando-as na ordem correta.. “Essa atividade favorece o reconhecimento das letras e permite que a criança se envolva de forma ativa com a escrita de maneira personalizada, fazendo uma conexão afetiva com o aprendizado”, completa.
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Sobre a Aprende Brasil Educação
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