Vulcabras supera recordes e registra “novo” melhor ano da história, com faturamento bruto de R$ 3,5 bi e receita bruta superior a R$ 1 bi no 4T24

Inovação e tecnologia no desenvolvimento de produtos combinado com marcas fortes e um modelo de negócios verticalizado construíram o caminho para o 18º trimestre consecutivo de crescimento da Companhia
A Vulcabras (VULC3) atingiu um novo patamar em 2024, com crescimento contínuo trimestre após trimestre. No acumulado do ano, a companhia registrou faturamento de R$ 3,5 bilhões, crescimento de 9,2% na comparação com 2023. O EBITDA recorrente atingiu R$ 675,6 milhões no ano, um crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. A margem Ebitda recorrente foi de 22,2%, enquanto o lucro líquido recorrente foi de R$ 544,1 milhões, um crescimento de 11,1%, com margem líquida recorrente de 17,8%, um avanço de 0,4 pontos percentuais em relação a 2023.
O canal de e-commerce seguiu em forte crescimento, com alta de 55% no ano, saltando de R$ 279,8 milhões em 2023 para R$ 433,7 milhões em 2024, passando a representar 14,2% da receita líquida total.
Um 4Tri de faturamento histórico
A Vulcabras apresentou crescimento de 14,7% no seu faturamento, atingindo a marca histórica de mais de R$ 1 bilhão de vendas em um único trimestre. O período representa o 18º trimestre de crescimento contínuo, e reflete a força das marcas e a estratégia de expansão do portfólio de produtos voltados para a alta performance, impulsionando o aumento do ticket médio.
A Receita Operacional Líquida (ROL) alcançou R$ 905,7 milhões no 4T24, aumento de 14,5% em relação ao 4T23. O Lucro Bruto atingiu R$ 376,9 milhões no trimestre, incremento de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2023. O EBITDA recorrente somou R$ 192,2 milhões no trimestre, crescimento de 8,2% na comparação com o 4T23. O Lucro Líquido Recorrente registrou R$ 169,2 milhões no 4T24, aumento de 16,9% em relação ao resultado do 4T23, com Margem Líquida Recorrente de 18,7%, sendo 0,4 p.p. superior ao 4T23.
O e-commerce seguiu em forte crescimento, com alta de 50,1% na receita alcançando 15,7% de participação sobre a receita líquida total. Mesmo sem adotar estratégias comerciais agressivas, o canal registrou resultados positivos e fortaleceu a experiência de compra das marcas, oferecendo maior complementariedade do mix de produtos e uma estratégia focada em aprimorar a jornada do consumidor.
“Os nossos resultados são frutos dos investimentos contínuos em inovação e tecnologia, que nos permitem oferecer um amplo portfólio de produtos de maior valor agregado, com destaque para a alta performance, tornando-a acessível para diversos perfis de consumidor”, afirma Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.
Divisão de calçados cresce apoiada na expansão e na evolução do portfólio
Impulsionada pela força das suas marcas, a categoria de calçados cresceu 16% no 4T24 e 9,2% no consolidado do ano.
A Olympikus foi a marca mais utilizada pelos corredores do app Strava no Brasil pelo segundo ano consecutivo, confirmando sua forte conexão com a comunidade de corrida e o seu compromisso com a democratização do esporte de alta performance. A marca manteve sua trajetória de crescimento, apoiada no aumento do ticket médio e na expansão da já consagrada Família Corre. O período foi marcado pelo lançamento do Corre 4 e pela expansão do portfólio com os novos Corre Grafeno 3, Corre Max e Corre Trilha 2, que tiveram rápida aceitação no mercado e impulsionaram as vendas.
Vereadora Ana Lúcia alerta Silvio Barros: veto ao ‘Dia do Patriota Conservador’ protege a democracia
A Mizuno seguiu sua estratégia de expansão e consolidação nos segmentos de alta performance e lifestyle esportivo. No segmento de corrida, a marca fortaleceu sua linha com o lançamento dos super tênis Rebellion Pro 3 e Pro Low, ampliando sua oferta para corredores que buscam máximo desempenho e inovação. A Mizuno também expandiu sua atuação em canais especializados de lifestyle esportivo e casual, fortalecendo sua conexão com a cultura urbana no Brasil. No futebol, a marca ampliou seu portfólio com a chuteira Regente, primeiro modelo totalmente desenvolvido e produzido pela Vulcabras.
A Under Armour avançou no segmento de treino e lifestyle esportivo, consolidando sua presença no Brasil com a expansão das lojas próprias no formato outlet, que passaram de quatro para seis unidades, sendo duas inauguradas no 4º trimestre de 2024. No treino, a marca ampliou sua atuação além do crossfit, conquistando um público cada vez maior nas academias, com destaque para a linha TriBase Cross e Reps, desenvolvida pela Vulcabras para o consumidor brasileiro. No lifestyle esportivo, registrou um crescimento expressivo, impulsionado pelos modelos Quicker, Wing e Slight, que combinam tecnologia e design para consumidores que buscam conforto e estilo no dia a dia.
Fevereiro marca alta de 17% nas vendas externas de carne suína do Brasil
Retorno aos acionistas e alocação de capital
A Vulcabras segue firme em seu compromisso com a maximização do retorno aos acionistas e a gestão eficiente de capital. Em linha com essa estratégia e mantendo o compromisso firmado ao longo de 2024, a Companhia anuncia mais um fluxo de pagamentos mensais de dividendos, no valor R$ 0,125 por ação, nos meses de maio, junho e julho de 2025. Se anualizarmos o compromisso de dividendos mensais e considerando uma ação no valor aproximado R$ 16,00, a empresa apresenta hoje um dividend-yield aproximadamente de 9,4%.
Mito ou verdade: Lula deu R$ 15 bilhões à Lei Rouanet e menos de R$ 2 bilhões ao agronegócio?
A Companhia também recomprou 650,8 mil de ações ao longo do 4T24, totalizando o volume de 3.107,0 mil ações em tesouraria, 1,13% do total de ações em circulação. Esse programa de recompra de ações é uma estratégia que visa a otimização do capital e o aumento do valor para os acionistas, além de demonstrar a confiança da Companhia em seu desempenho futuro.
“Encerramos 2024 com um portfólio consolidado, níveis de estoques saudáveis e vendas tracionadas pelo sell-out, mostrando a grande aceitação das nossas marcas e novas linhas de produtos. A combinação de inovação contínua, expansão de portfólio e eficiência operacional garante um posicionamento sólido para 2025, permitindo que a Vulcabras siga avançando de forma sustentável e rentável”, finaliza Pedro Bartelle.
Sobre a Vulcabras
A Vulcabras (VULC3) é uma empresa 100% brasileira que, após 72 anos de história, marca sua presença no mercado como uma Sportech global, aliando esporte e tecnologia para alcançar a alta performance no esporte. Além de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas, a empresa é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 20 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.