Em Maringá, governador assina convênio para obras de duplicação do Contorno Sul

Em Maringá, governador assina convênio para obras de duplicação do Contorno Sul

Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 10, no Auditório Hélio Moreira

Nesta quarta-feira, 10, Maringá celebrou um passo importante para solucionar a demanda histórica da comunidade por melhorias na Avenida Prefeito Sincler Sambatti (Contorno Sul). O governador Ratinho Junior autorizou a celebração do convênio entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá para a duplicação em concreto da via. A cerimônia ocorreu no Auditório Hélio Moreira e contou com a presença do prefeito Silvio Barros e de diversas outras autoridades. A obra, que será realizada com recursos do governo estadual, está estimada em R$ 450 milhões.

O projeto prevê a revitalização de toda a extensão do Contorno Sul, que tem 11 quilômetros, com a duplicação em concreto. A solução tem maior resistência ao desgaste causado, com o dobro da durabilidade do asfalto. A obra contemplará a construção de 18 viadutos, passarelas e novos acessos. Em fevereiro deste ano, o governador Ratinho Júnior havia anunciado a parceria durante evento em Maringá, após solicitação do prefeito Silvio Barros. O projeto foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e teve acompanhamento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas.

“É a maior obra dos últimos 30 anos de Maringá, um projeto muito bem feito e doado pela sociedade civil organizada aqui de Maringá, que tem já essa tradição de ajudar o poder público com projetos. Fico feliz por estar aqui anunciando essa obra que vai resolver o maior problema de Maringá e região”, destacou o governador Ratinho Júnior. Ele ressaltou que trata-se de uma obra moderna, com passagens em nível que vão melhorar o deslocamento das pessoas, trazer mais tranquilidade aos moradores e beneficiar toda a região metropolitana. De acordo com o governador, após a realização das audiências públicas com a comunidade, a obra poderá ser licitada, o que deve ocorrer até o fim do ano. 

O projeto de duplicação do Contorno Sul tem sido discutido com os moradores da região. As obras, além de beneficiarem a comunidade local, também vão garantir melhorias para o trânsito metropolitano. O trecho é usado para acessar as cidades de Paiçandu, Marialva, Sarandi e também pelos motoristas que saem da cidade em direção a Paranavaí e Campo Mourão.

Final do Campeonato Municipal de Futebol de Marialva, ao vivo na TV Diário

“A obra resolve três enormes problemas da nossa região e, quando pedi ajuda ao governador em fevereiro deste ano, ele atendeu prontamente. Nós temos uma via municipal com um trânsito extremamente pesado, o que causa desgastes no asfalto, além de registros de acidentes e grandes congestionamentos. A obra que o governador está nos proporcionando transforma a vida de muita gente. As famílias que usam o Contorno nunca vão esquecer o que o governador está fazendo por Maringá”, afirmou o prefeito Silvio Barros.  

O deputado federal Ricardo Barros lembrou diversas conquistas para Maringá, como investimentos no Aeroporto de Maringá e no Parque Tecnológico do Tecpar, fruto de boas parcerias e do trabalho realizado. “Maringá está feliz com mais essa obra e pela velocidade com que os avanços têm acontecido. Não é fácil transformar o recurso público do orçamento em benefício para as pessoas, mas o governador tem feito isso de forma exemplar para que as coisas aconteçam de fato e os recursos se transformem em realização do sonho da comunidade”, disse. 

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a obra é uma das maiores e mais complexas em perímetro urbano do Brasil. “Essa é a Maringá, que nasceu grande e vai sonhar grande, só que agora, com realização, menos conversa e mais trabalho e resultado”, disse. 

O secretário de estado do Planejamento, Ulisses Maia, ressaltou a eficiência e o trabalho da equipe técnica do Governo do Estado. “Agradecemos por mais esta obra, uma obra extremamente importante. Será um investimento de R$ 450 milhões, que é um recurso considerável, do qual o município não vai pagar um centavo”. O secretário de estado do Trabalho, Do Carmo, destacou as importantes obras no Paraná e afirmou que “em Maringá não está sendo diferente, todas as obras de grande importância têm a participação do Estado”. 

Avanço para o Paraná – O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, destacou a importância da obra para Maringá e do diálogo permanente entre o Governo do Estado e a sociedade civil organizada. A deputada estadual Maria Victória ressaltou que a obra é “ um sonho da cidade e de toda a região há muito tempo”. Ela agradeceu a Acim, pela doação do projeto, e destacou a importância da participação da sociedade civil organizada, que coloca Maringá como referência nacional. 

Para o deputado estadual Adriano José, os investimentos em Maringá são “reflexos do que tem acontecido no estado do Paraná”. Ele também agradeceu ao Governo do Estado pela realização da obra, que representa a realização de um sonho dos maringaenses. 

“É uma obra que, certamente, vai mudar todo o contexto socioeconômico da região Sul de Maringá, além de toda a região metropolitana”, disse o deputado estadual Delegado Jacovós. O deputado estadual Evandro Araújo destacou que trata-se de uma obra histórica e que faz parte de um pacote de ações e investimentos do governo estadual em todo o Paraná.  

Presenças – Acompanharam a cerimônia a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós; a primeira-dama de Maringá, Bernadete Barros; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti; o superintendente do Equilíbrio Regional, Rogério Lorenzetti; a presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeita de Mandaguari, Inovéia Furtado; o prefeito de Doutor Camargo, Douglas Prado; o prefeito de Floresta, Rogério Mendes; o prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista; a prefeita de Marialva, Flávia Cheroni; o prefeito de Nova Esperança, Eduardo Pasquini; o prefeito de Paranacity, José Cláudio Batista; o prefeito de São Jorge do Ivaí, Agnaldo Carvalho Guimarães; o prefeito de Sarandi, De Paula; o prefeito de Planaltina do Paraná, Celso Magioni; o prefeito de Mamborê, Sebastião Martinez; presidente da Câmara Municipal de Nova Esperança, Bryan Pasquini; a presidente da Câmara de Maringá, Majô Capdeboscq e os vereadores Akemi Nishimori, Angelo Salgueiro Diogo Altamir, Flávio Mantovani, Júnior Bravin, Luiz Neto, Sidnei Telles, Uilian da Farmácia e William Gentil; o presidente da Acim, José Carlos Barbieri; o fundador da Unicesumar, Wilson Matos; o subcomandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Angelino; o gerente regional em Maringá do Instituto Água e Terra, Antônio Carlos Moreira; o presidente do Sinduscon Curitiba, Carlos Cade; o coordenador regional da Cohapar, Jaime Dallagnol; Albari Alves de Medeiros, do Paranacidade; o presidente da Feaban, Fábio Ricardo; o vice-presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), Marcos Mauro; o chefe da Polícia Rodoviária Federal, Pedro Faria; o presidente do Conseg, José Triana; o presidente do Servidores da Secretaria de Estado da Fazenda e Coordenação da Receita do Estado do Paraná, Deusdedit Fermino de Oliveira; o superintendente da Secretaria das Cidades, Ricardo Maia; o presidente da Opem, Pastor Leônidas Carvalho; o presidente da Acema e do Parque do Japão, Afonso Shiozaki; o presidente da AEAM, Miguel Fujiname; e o capitão da 4ª Polícia Rodoviária Estadual, Vinicius Castro Rodrigues, entre outras autoridades e convidados.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *