Gamificação e cidadania: Câmara de Maringá sedia lançamento do “Sustentabilidade em Blocos”

Gamificação e cidadania: Câmara de Maringá sedia lançamento do “Sustentabilidade em Blocos”

Projeto aprovado pela ONU-Habitat utiliza o jogo Minecraft para envolver a comunidade no planejamento urbano de forma participativa e sustentável

A Câmara de Maringá recebeu, na tarde desta sexta-feira (31), a apresentação oficial do projeto Sustentabilidade em Blocos (SEBS)-Transformando cidades, bloco por bloco, aprovado e apoiado pela ONU-Habitat como parte do Circuito Urbano 2025.
A iniciativa utiliza o jogo Minecraft como ferramenta de gamificação e cocriação urbana, incentivando a participação cidadã na construção de soluções sustentáveis para as cidades.
O evento contou com a presença do idealizador do projeto, Barcellos Mesquita; do prefeito Silvio Barros; da presidente da Câmara, vereadora Majô; do secretário de Urbanismo, Matheus Barros; do vereador Flávio Mantovani; do pedagogo Willian Diego de Castro Marques, de estudantes e de representantes da sociedade civil.
O idealizador Barcellos Mesquita abriu o evento explicando que a proposta busca aproximar a população dos processos de planejamento urbano. 

“Estamos apresentando oficialmente o Sustentabilidade em Blocos, um projeto de cocriação que vai trazer partes da cidade, como o Eixo Monumental, para dentro do mundo do Minecraft. Será um trabalho de gamificação, sustentabilidade, tecnologia e participação cidadã”, destacou.Durante a apresentação, o prefeito Silvio Barros ressaltou o caráter inovador da iniciativa e o potencial de engajamento da população, especialmente dos jovens. 
“Estamos propondo que a gamificação seja inserida no processo de planejamento urbano. O jogo Minecraft permite que os participantes construam cidades e aprendam a fazê-las funcionar. Queremos usar essa ferramenta para engajar a juventude e a comunidade no planejamento urbano de forma mais participativa e democrática”, afirmou o prefeito.
A presidente da Câmara, vereadora Majô, enfatizou a importância de Maringá integrar o Circuito Urbano da ONU-Habitat e destacou o papel do Legislativo na promoção de ações voltadas à inovação e à cidadania. 
“Hoje Maringá faz parte do Circuito Urbano da ONU-Habitat. O projeto Sustentabilidade em Blocos é uma alternativa inovadora que incentiva a participação cidadã em políticas públicas. Por meio do jogo Minecraft, a comunidade poderá contribuir diretamente com ideias para o novo Eixo Monumental e outras áreas da cidade. Ficamos muito felizes em sediar uma ação global como esta”, afirmou a presidente.
O vereador Flávio Mantovani também elogiou a proposta e reforçou o impacto positivo da tecnologia na relação entre poder público e população. 
“Esse é um evento muito bacana, que permite à população maringaense modificar a própria cidade por meio do game. Essa inovação possibilita que qualquer pessoa, de dentro de casa, possa propor melhorias para praças e espaços públicos. A internet elimina barreiras e, com esse projeto, as ideias da comunidade poderão se transformar em realidade”, disse o vereador.
O Sustentabilidade em Blocos tem como objetivo promover a educação ambiental, a cocriação urbana e o engajamento comunitário por meio do uso de tecnologias digitais, tornando o planejamento urbano mais acessível, participativo e sustentável.
“O lançamento foi incrível e quero agradecer a todos os vereadores, em especial à presidente Majô, à ONU-Habitat, à Prefeitura de Maringá e a todos que participaram. Se quiser saber mais, acesse www.sebs.com.br“, convidou Mesquita.
Assessoria de Imprensa – CMM

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *