Vacina contra gripe segue na próxima semana para grupos menos atingidos
Acesse este link para entrar no grupo O diário de Maringá no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CyOAD8ipNlUEr9ymsk6N2u
Acesse o link para entrar no grupo do Telegram do O diário de Maringá https://t.me/odiariodemaringa
A última semana de vacinação contra gripe deste ano inicia nesta segunda, 1, para gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias. A aplicação para estes grupos segue até sábado, 6, no horário de imunização de cada Unidade Básica de Saúde (UBS – veja no anexo). “A vacinação será exclusiva, pois não atingimos a cobertura mínima de 90% destes grupos estabelecida pelo Ministério da Saúde”, explica a coordenadora de Imunobiológicos, Edlene Goes.
Desde o início da campanha, na segunda quinzena de março, o município recebeu 152,7 mil doses de vacinas contra gripe. Cerca de 117 mil doses já foram aplicadas. Foram vacinadas 11.355 crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias (47,71% da meta) e 1.622 gestantes (45,11% da meta). “Lembramos que a vacina não protege contra o coronavírus, mas imuniza a população contra a influenza e minimiza o impacto sobre os serviços de saúde”, afirma Edlene.
Caso haja sobra das doses de vacinas, os outros grupos que fizeram parte da vacinação de 2020 – pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas, puérperas, pessoas de 6 a 59 anos com doenças crônicas ou deficiências, professores e pessoas de 55 a 59 anos – poderão ser vacinados nas UBSs próximas de suas residências a partir de segunda, 8.