Com público de meio milhão de pessoas em 2025, UP Experience consolida protagonismo nacional

Com público de meio milhão de pessoas em 2025, UP Experience consolida protagonismo nacional

Foram mais de 300 shows, congressos e feiras no ano, colocando Curitiba em destaque no circuito cultural, corporativo e científico do país

A UP Experience – maior e mais completo complexo cultural, esportivo e científico do Brasil – encerra 2025 com público estimado em meio milhão de pessoas em mais de 300 eventos realizados. O resultado, alcançado pelo segundo ano consecutivo, consolida o complexo localizado na Universidade Positivo, em Curitiba, como um dos principais polos de eventos do país. A diversidade da programação — com grandes espetáculos culturais, eventos corporativos e encontros técnico-científicos — sustenta o desempenho e posiciona a capital paranaense como destino estratégico para o turismo de negócios e entretenimento.

Com capacidade para 2.400 pessoas, o Teatro Positivo, que é o terceiro maior do Brasil em capacidade, é reconhecido pela estrutura moderna e eficiente, concentrando parte relevante da agenda cultural do complexo. Já o Centro de Eventos Viasoft Experience se firma como um dos principais espaços do estado para a realização de grandes feiras, exposições e eventos corporativos.

Do público total registrado em 2025, cerca de 50% foram impulsionados pela agenda de shows e espetáculos do Teatro Positivo, eleito a melhor casa de shows de Curitiba em 2024. Ao longo do ano, o espaço recebeu artistas nacionais e internacionais como The Pretenders, Norah Jones, Christopher Cross, Il Volo, Roupa Nova, Alcione, Frejat, Daniel e Roberto Carlos, atraindo espectadores do Paraná e de estados vizinhos.

Os eventos corporativos responderam por aproximadamente 30% do público total do ano. Entre os destaques está a Feira do Empreendedor do Sebrae, realizada em setembro, que reuniu cerca de cinco mil visitantes por dia. Voltado para profissionais interessados em aprimorar estratégias de vendas e gestão, o evento contou com programação segmentada, com palestras, oficinas e rodadas de negócios, mantendo o setor aquecido ao longo do mês.

A agenda técnico-científica também teve papel relevante na movimentação do complexo. Em novembro, o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva trouxe mais de três mil profissionais de todo o país e do exterior à capital paranaense. Com cerca de 300 palestrantes nacionais e internacionais, o encontro promoveu debates sobre o presente e o futuro da especialidade e reforçou a vocação da UP Experience para sediar eventos de grande porte e alta complexidade.

Além da programação, a infraestrutura segue  como diferencial apontado por organizadores e pelo público. Wi-fi gratuito em todos os espaços, tecnologia de ponta e localização estratégica contribuem para a experiência. “Os números de 2025 refletem uma combinação muito clara entre curadoria de eventos, infraestrutura e serviço. Temos uma agenda equilibrada entre cultura, negócios e ciência, que dialoga com públicos distintos e movimenta toda a cadeia do turismo e da economia criativa”, afirma o diretor de Novos Negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que administra o espaço, Eduardo Faria.

Sobre a UP Experience

A UP Experience é o maior e mais completo complexo cultural, esportivo e científico do Brasil. Responsável pela gestão dos espaços de locação de todas as instituições do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, a UP Experience é hoje parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do país, atuando como pólo de acesso do grande público à cultura, ao esporte e ao conhecimento em todo o território brasileiro. upx.art.br

Redação

Redação

Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *