Gestão Silvio Barros inaugura primeiro parque inclusivo de Maringá e amplia políticas de acessibilidade para crianças com deficiência

Gestão Silvio Barros inaugura primeiro parque inclusivo de Maringá e amplia políticas de acessibilidade para crianças com deficiência


Parque Inclusivo Catedral oferece lazer para crianças com deficiência, neurodivergentes e com mobilidade reduzida

A gestão do prefeito Silvio Barros deu mais um passo na construção de uma cidade mais acessível e inclusiva. Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), inaugurou o Parque Inclusivo Catedral, primeiro espaço público da cidade totalmente adaptado para crianças com deficiência, neurodivergentes e com mobilidade reduzida.

O novo equipamento público está localizado na Praça Vereador Malaquias de Abreu, na região da Catedral, próximo à Câmara Municipal e ao Parcão. Além disso, o município investiu R$ 40 mil na implantação do espaço, utilizando recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

Com isso, Maringá passa a oferecer um ambiente de lazer pensado para atender crianças que, muitas vezes, encontram dificuldades para participar das atividades disponíveis nos parques tradicionais.

Brinquedos adaptados garantem segurança e interação

Após as melhorias realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o local recebeu seis brinquedos adaptados e inclusivos. Entre eles estão a gangorra acessível, o balanço frontal, o balanço triplo, o balanço duplo, o carrossel para cadeirantes e o escorregador de roletes.



Além de garantir segurança, os equipamentos também estimulam a convivência entre crianças com e sem deficiência. Dessa forma, o parque promove o brincar coletivo e fortalece valores como respeito, empatia e inclusão desde a infância.

Ao mesmo tempo, o espaço permite que crianças com diferentes limitações físicas ou cognitivas possam participar das atividades com autonomia e dignidade.

Famílias celebram conquista histórica para a inclusão em Maringá

Para muitas famílias, a inauguração do parque representa a realização de um sonho antigo. Afinal, encontrar brinquedos adaptados ainda é um desafio em grande parte das cidades brasileiras.

Tatiane Alves da Silva, mãe do pequeno Cauã, que utiliza cadeira de rodas, destacou a importância do novo espaço para as famílias maringaenses.

“É uma luta encontrar um brinquedo onde nossos filhos possam brincar com segurança. Por isso, ver este parque funcionando é a realização de um sonho para as famílias e uma conquista para todas as crianças com deficiência.”

Além disso, a proposta do parque surgiu justamente a partir da experiência da própria família de Cauã. Depois de conhecerem um espaço semelhante em Curitiba, os pais procuraram a Prefeitura para apresentar a ideia.

Segundo Eder Marcos Gonçalves de Sousa, pai do menino, proporcionar momentos de felicidade ao filho é algo impossível de mensurar.

“Meu filho é tudo para mim. Quando conhecemos aquele parque em Curitiba, percebemos que Maringá também precisava de um espaço assim. Hoje, ver a felicidade dele não tem preço.”

Novo espaço transforma a realidade de muitas crianças

A professora Lorena Ferreira Olímpio de Almeida, mãe de uma criança com deficiência motora, também destacou o impacto da iniciativa.

Segundo ela, pela primeira vez sua filha conseguiu participar das brincadeiras ao lado das demais crianças com segurança e autonomia.

“Hoje ela não ficou apenas olhando. Pelo contrário, ela brincou, participou e interagiu com outras crianças. Para uma mãe, isso significa ver a inclusão acontecendo diante dos próprios olhos.”

Além disso, a professora destacou que iniciativas como essa ajudam a reduzir barreiras sociais e promovem maior integração entre as famílias.

Gestão Silvio Barros reforça compromisso com uma cidade mais acessível

Durante a inauguração, o prefeito Silvio Barros afirmou que o parque fortalece a convivência social e contribui diretamente para a qualidade de vida da população.

Segundo ele, o espaço vai estimular a atividade física, promover o encontro entre gerações e ampliar o bem-estar dos maringaenses.

Além disso, o prefeito destacou que a iniciativa faz parte das ações da administração municipal para transformar Maringá em uma cidade cada vez mais humana e acolhedora.

“Ao criar espaços preparados para todos, mostramos que uma cidade boa é aquela que cuida de cada pessoa e garante oportunidades iguais para todos os cidadãos”, afirmou.

Encontro com Moro, Jacovós, Filipe Barros e Deltan Dallagnol reúne mais de 700 lideranças em Apucarana

Inclusão vai além da assistência e promove autonomia

O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio da Silva, ressaltou que as políticas públicas precisam ir além do assistencialismo.

Segundo ele, iniciativas como o Parque Inclusivo Catedral promovem autonomia, pertencimento e participação social.

Além disso, o secretário destacou que o espaço simboliza uma mudança importante na forma como a cidade trata a inclusão.

“O que antes era apenas um vazio na paisagem agora se transforma em um símbolo concreto de que a inclusão é possível, necessária e urgente”, afirmou.

Conselho e Câmara destacam importância do projeto

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Isabela Militão, ressaltou a parceria entre o CMDPD e a Prefeitura para a implantação do espaço.

Segundo ela, a expectativa é que o parque seja apenas o primeiro de vários projetos semelhantes em diferentes regiões do município.

Da mesma forma, a vereadora Akemi Nishimori destacou o compromisso de Maringá com a construção de uma cidade mais moderna e inclusiva.

Para a parlamentar, iniciativas como essa demonstram sensibilidade e planejamento por parte da administração municipal.

Além disso, ela afirmou que a Câmara Municipal continuará apoiando políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Inauguração reuniu autoridades e representantes da comunidade

A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, da vice-prefeita Sandra Jacovós, dos vereadores Guilherme Machado e Angelo Salgueiro, além de professores, alunos da Associação Norte-Paranaense de Reabilitação (ANPR), representantes da Escola Especial Tânia Regina, secretários municipais e outras autoridades.

Maringá se consolida como referência em inclusão

Com a inauguração do Parque Inclusivo Catedral, Maringá amplia sua rede de espaços públicos acessíveis e reforça o compromisso com políticas de inclusão.

Além disso, a iniciativa coloca o município entre as cidades que entendem que acessibilidade não é um diferencial, mas sim um direito.

Por fim, o novo parque representa mais do que um espaço de lazer. Ele simboliza pertencimento, convivência e igualdade de oportunidades para todas as crianças maringaenses.

Baixe o aplicativo da TV Diário para o seu smartphone.
aqui

TV Diário
Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *