Enquanto Maringá enfrentava o caos, equipes da Saúde agiam de madrugada para salvar vacinas
Secretário municipal de Saúde informou que quatro unidades ainda estavam sem energia elétrica, mas garantiu a continuidade dos atendimentos e a preservação de todas as vacinas.
Por Gilmar Ferreira | O Diário de Maringá
Em entrevista o secretário Antônio Carlos Nardi me confirmou que nenhuma vacina foi perdida após o temporal. Além disso, explicou como a rede municipal manteve os atendimentos.
Por Gilmar Ferreira | O Diário de Maringá
Conversei com o secretário municipal de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, para saber como a rede pública enfrentou os problemas provocados pelo forte temporal. Durante a entrevista, ele revelou que as equipes começaram a recolher vacinas ainda às 4 horas da manhã para evitar perdas causadas pela falta de energia elétrica.
Segundo Nardi, a ação rápida dos servidores garantiu a conservação de todos os imunizantes. Assim, mesmo diante das dificuldades, a Secretaria Municipal de Saúde não registrou nenhuma perda de vacinas.
Equipes agiram durante a madrugada para proteger as vacinas
Perguntei ao secretário se a interrupção no fornecimento de energia havia comprometido o estoque de vacinas da cidade.
Nardi respondeu que nenhuma dose foi perdida. Ele atribuiu o resultado à estrutura disponível e à agilidade dos profissionais da Secretaria de Saúde.
De acordo com o secretário, as equipes começaram o recolhimento às 4h da manhã, principalmente nas unidades que não possuem câmaras frias.
Em seguida, os profissionais levaram as vacinas até a Secretaria Municipal de Saúde. No local, um gerador manteve as condições necessárias para conservar os imunizantes.
Maringá mantém atendimento nas 36 unidades de saúde
Também perguntei a Nardi sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) após o temporal.
Ele informou que as 36 unidades continuavam prestando atendimento à população. Entretanto, quatro ainda enfrentavam falta de energia elétrica no momento da entrevista.
Segundo o secretário, a Copel buscava priorizar o restabelecimento do fornecimento nessas regiões.
Além disso, Nardi confirmou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal continuavam funcionando.
Secretaria de Saúde também ajudou hospitais com combustível
Durante nossa conversa, Nardi explicou que a Secretaria Municipal de Saúde também forneceu óleo diesel a hospitais que precisaram de combustível para manter suas atividades.
Dessa forma, a administração municipal procurou garantir o funcionamento dos serviços e a segurança dos pacientes.
O secretário destacou ainda que a Prefeitura de Maringá e a Secretaria de Saúde ofereceram apoio e retaguarda durante a emergência.
TV DIÁRIO NO WHATSAPP
Acompanhe notícias e atualizações.
TOQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL
Trabalho das equipes evitou perdas durante a crise
A entrevista com Antônio Carlos Nardi trouxe uma informação importante para a população. Apesar dos estragos provocados pelo temporal e da interrupção de energia em algumas unidades, a rede municipal conseguiu preservar todas as vacinas, conforme o secretário.
Além disso, os atendimentos continuaram nas 36 UBS, embora quatro ainda estivessem sem energia elétrica.
A mobilização dos profissionais às 4h da manhã mostra a importância de uma resposta rápida em situações de emergência. Afinal, segundo Nardi, foi justamente essa agilidade que permitiu conservar os imunizantes e evitar perdas.
Gilmar Ferreira
Jornalista | O Diário de Maringá



