Secretaria de Diretos Humanos se reúne com famílias de presos mortos em Manaus.
Uma comitiva da Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, esteve ontem (25) em Manaus para discutir soluções para a crise no sistema penitenciário do Amazonas. Uma reunião foi realizada nesta tarde, na sede da Defensoria Pública do estado. Participaram a secretária da pasta, Flávia Piovesan, representantes da Ouvidoria e do Conselho Nacional de Direitos Humanos, membros da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e defensores públicos estaduais.
Entre os pontos em discussão estava o apoio aos familiares dos mais de 60 mortos na rebelião ocorrida no início desse mês no Complexo Prisional Anísio Jobim (Compaj), além de ações de prevenção e combate à tortura. Após o encontro, a comitiva se reuniu com familiares das vítimas da rebelião ocorrida no dia 1º de janeiro no Compaj, que deixou 56 mortos. A reunião foi fechada e as famílias não quiseram conversar com a imprensa.
“Nós viemos aqui muito mais para escutar do que para nos pronunciar. Queremos ouvir e avaliar a situação das famílias com especial destaque às crianças, meninos e meninas que estão acompanhando toda essa tragédia e que demandam uma atenção especial por ditame constitucional, pela prioridade e prevalência do direito da criança. A nossa postura aqui é de humildade e cooperação”, destacou a secretária Flávia Piovesan.