Tecnosenior cria sistema para situações emergências

Empresa Brasileira investe em nova demanda de serviços de Alerta Médico
A Tecnosenior, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de sistemas de chamada de emergência, foi aprimorada durante a pandemia de Covid19, devido ao isolamento social e a necessidade das pessoas se comunicarem com seus familiares e amigos em situações emergenciais. A empresa viu surgir uma nova demanda por dispositivos que atendessem às mais diversas situações. O diferencial é a plataforma Contactto.care, que pode receber chamados de diversos dispositivos. Através de equipamentos que usam comunicação por viva-voz o usuário se conecta à uma central de atendimento 24 horas, que presta toda a assistência necessária, desde o acionamento de uma lista de contatos previamente estabelecida, até a chamada de um serviço de remoção, se for necessário.
Com sede em Porto Alegre (RS) e atendendo todo o Brasil, a empresa fornece hoje três principais sistemas: VidaFone Home – acionado por botão vestível que pode ser usado com pingente ou pulseira; VidaFone Móvel – pingente com GPS e comunicação por voz através de linha celular; VidaFone Voz – utiliza um assistente pessoal (Alexa) que é acionado por voz. “Para entender como o atendimento funciona é simples: o primeiro contato é com quem realizou a chamada, através do viva-voz do dispositivo. Em seguida, depois de identificar a emergência, a equipe entra em contato com os nomes da listagem: familiares, vizinhos ou cuidadores. O monitoramento da nossa equipe especializada é constante. E sabemos que essa preocupação é cada vez maior com uma população que busca por independência e segurança”, explica o fundador e CEO da Tecnosenior, Gilson Esteves.
A origem da empresa é muito anterior ao serviço atualmente prestado ao consumidor final. A ideia inicial era somente importar equipamentos PERS – Personal Emergency Response Systems, como são conhecidos nos EUA. A intenção era ser um distribuidor dessa tecnologia para o mercado. Somente em 2019, a Tecnosenior resolveu atender diretamente ao consumidor e desenvolver a plataforma cloud para chamados de emergência. Desde a implantação do sistema, a empresa já recebeu mais de 100 mil alertas, com aproximadamente 3% de chamados de emergência, ou seja, 3 mil atendimentos.
Hoje a média de idade dos usuários é de 80 anos. Majoritariamente, o serviço é contratado pelos filhos ou responsáveis da pessoa assistida. A Tecnosenior acredita que a tecnologia deve ser totalmente transparente para os idosos e para todas as pessoas que precisam de assistência, ou moram sozinhas. “Muitos associam – e com toda a razão – tecnologia a coisas complicadas. Não queremos que os idosos se sintam obrigados a aprender a utilizar tecnologias complexas, seja num celular, tablet ou televisão. Nossa missão é descomplicar e simplificar o dia a dia das pessoas. Queremos que o idoso se sinta seguro e possa chamar ajuda numa situação de necessidade, sem ter que usar um celular ou aplicativo”, explicou Esteves.
Já foram investidos mais de cinco milhões de Reais – sendo R$500 mil somente em dispositivos móveis – na pesquisa e desenvolvimento de produtos. Cada novo produto envolve o desenvolvimento de novo software, testes, certificações etc. Com um crescimento de 50% em 2022, em relação à 2021, a Tecnosenior atingiu o faturamento de R$ 1,2 milhões e tem projeção de crescimento de 200% para 2023.
Além disso, a Tecnosenior investe também no mercado B2B. O produto está sendo testado no Hospital São Lucas, da PUC, em Porto Alegre, e mais dois Residenciais Sênior: Menino Deus de Porto Alegre e Sinfonia de Novo Hamburgo. Até o final de 2022, a empresa lança um novo produto: um botão para chamada de ajuda que se comunica com o celular do usuário e envia a localização e chamado de emergência para a Central de Atendimento, através de aplicativo.
A empresa trabalha de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o serviço pode ser contratado por valores abaixo de 200 reais, o que o torna acessível à população que não possui condições financeiras de manter um cuidador com o pai/mãe ou avô/avó.
Para saber mais acesse: https://tecnosenior.com/