Presidente da Unijore fala sobre o Dia do Escritor
O jornalista e escritor Joel Cardoso, presidente da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura (Unijore), falou aos vereadores na sessão desta quinta-feira (1) sobre o Dia do Escritor, comemorado em 25 de julho.
Ele informou que a fala faz parte das atividades que antecedem a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realiza no mês de novembro.
Segundo ele, o Dia do Escritor surgiu na década de 1960 após o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, presidida na época por João Peregrino Júnior e Jorge Amado.
“O sucesso do evento foi primordial para que a data fosse instituída para celebrar uma profissão que nem sempre tem sua importância reconhecida”, disse Joel Cardoso.
O jornalista contou também um pouco de sua história e como se tornou escritor. “Após uma visita aos Estados Unidos, infelizmente, perdi a mãe dos meus filhos, e resolvi que era importante registrar as experiências e momentos vividos”.
Cardoso agradeceu aos vereadores a oportunidade de falar sobre uma profissão tão importante e destacou que Maringá é um celeiro de poetas e escritores.
Crédito das fotos – Marquinhos Oliveira/CMM
Assessoria de Imprensa CMM – 1º/08/2019