Vítimas de discriminação ou preconceito passam a contar com serviço especializado em Curitiba.

Foto acima:(O delegado Fábio Amaro, a promotora de Justiça Mariana Seifert Bazzo, a secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luislinda Valois e o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto)

Vítimas de racismo, homofobia, xenofobia e outras formas de preconceito passaram a contar com atendimento especializado em Curitiba. A partir de solicitação do Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Direitos Humanos, a Secretaria de Segurança do Paraná (Sesp) criou o Setor de Atendimento ao Vulnerável, no âmbito da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. A unidade policial, a primeira no Paraná com esse perfil, começou a funcionar no início de dezembro e atua no registro e investigação de crimes de ódio.

“Merece realce a importância desta iniciativa, que coloca o Paraná como pioneiro no atendimento policial especializado e humanizado das vítimas de crime de ódio”, destaca a secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal, Luislinda Valois, que na última semana visitou o setor especializado, na companhia do coordenador do Centro de Apoio, procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e da promotora de Justiça Mariana Seifert Bazzo, responsável pelo Núcleo de Promoção de Igualdade Racial (Nupier) do MP-PR.
O coordenador do Caop lembrou que a criação da unidade começou a ser discutida no final do ano passado, sendo definida em uma reunião realizada em outubro com o governador Beto Richa, com a participação da secretária e de advogadas integrantes da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR, entre outras autoridades. “Na ocasião, houve a orientação, por parte do Ministério Público do Estado, da Seppir e da OAB-PR, para a criação efetiva do setor, o que foi acolhido pelo governo”, diz Olympio. “Os crimes de ódio, de preconceito, são formas de agressão que devem ser coibidas e punidas com todo rigor. A instalação da unidade especializada vem neste sentido, de oferecer uma alternativa às vítimas e seus familiares, em local onde receberão o acolhimento necessário”, afirma o procurador.
Suporte às vítimas – O delegado titular da DHPP, Fabio Amaro, diz que a intenção é oferecer atendimento diferenciado às vítimas deste tipo de crime e seus familiares. “São pessoas que chegam em um contexto de vulnerabilidade grave e que precisam ser amparadas de acordo com cada situação”, afirma. Ele conta que a equipe do novo setor recebeu capacitação para tratar da matéria. “Com o atendimento específico também poderemos realizar um levantamento a respeito das demandas de casos ligados a crimes de ódio, que ficavam difusos entre os registros feitos por todas as delegacias de polícia”, diz Amaro. “Isto deve auxiliar inclusive a ampliar a atuação do setor especializado, que, se necessário, poderá se transformar em uma delegacia”, explica.
O novo setor foi instituído pelo Decreto 5241, de outubro de 2016 (aqui), que alterou o Decreto-Lei 10.713/14, passando a incluir, entre as atribuições da DHPP, “a apuração de crimes dolosos, incluindo o homicídio, em que for identificada a motivação por discriminação ou preconceito de cor, raça ou etnia, religião, procedência nacional, idade, identidade de gênero, orientação sexual, bem como em razão de a pessoa ser deficiente ou estar em situação de rua, dentre outros”.
Números impressionam – A grande maioria dos casos que podem ser classificados como “crimes de ódio” (tipificação literal ainda inexistente) se refere a racismo e intolerância, práticas criminosas previstas na Lei Federal 7.716/89, que define punições para os crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem. A Constituição Federal também estabelece como imprescritível o crime de racismo. Uma pessoa que comete este tipo de crime está sujeita a reclusão de até cinco anos.
Segundo dados do sistema PRO-MP levantados pelo Caop de Proteção ao Direitos Humanos, a cada quatro dias, três pessoas, em média, são vítimas de racismo ou injúria racial no Paraná (dados de2016). Até o dia 12 de dezembro, foram instaurados 207 inquéritos policiais no estado para apuração de crimes raciais. Números da ONG SaferNet, entidade que desde 2006 monitora crimes e situações de agressão na internet no Brasil, apontam que só em 2015 houve 86.279 registros de denúncias envolvendo crimes de ódio praticados na internet no país – casos de racismo, intolerância religiosa, homofobia, neonazismo e apologia/incitação à violência. Só o racismo responde por 55.369 registros. Estas são situações verificadas apenas na internet, sem contar os casos ocorridos no “mundo real”.

Condenação internacional –
A promotora de Justiça Mariana Seifert Bazzo, responsável pelo Núcleo de Promoção de Igualdade Racial (Nupier) do MP-PR, do CAOP de Proteção aos Direitos Humanos, destaca que além dos números relativos a vítimas de racismo no Estado, existem os que não fazem o registro. “Há ainda que se ressaltar que é constante a reclamação de ofendidos que não conseguem registrar crimes raciais, sendo dissuadidos pelos agentes policiais de formalizar a ocorrência ou encaminhados aos Juizados Especiais Criminais como vítimas de injúrias simples”, aponta a promotora. Ela lembra ainda que o Brasil segue condenado junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos por não ter prestado o atendimento adequado a uma vítima de racismo.
No caso, ocorrido em 1997, em São Paulo (SP), uma mulher havia colocado anúncio para contratar empregada doméstica, com o adendo de que candidatas “da cor branca” teriam preferência. A vítima, sem conhecimento deste detalhe, buscou informações sobre a vaga de trabalho, mas, como informou ser negra, foi dispensada por “não preencher os requisitos para o cargo”. “Este julgamento é emblemático porque demonstra a vulnerabilidade a que são submetidas as vítimas de racismo, até hoje, bem como uma situação generalizada de desigualdade no acesso à justiça, também ainda presente”, afirma Mariana.
População de rua – Além dos registros de racismo, a unidade especializada tratará dos casos envolvendo moradores de rua. “É uma parcela da população absolutamente vulnerável e que encontra muita dificuldade em buscar auxílio quando é vítima de agressão”, conta a promotora de Justiça Ana Paula Pina Gaio, que também atua junto ao Caop de Direitos Humanos, no Núcleo de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua (Pop Rua). “A imensa maioria não registra as situações de violência que sofre. Quando os registros ocorrem, a regra é a subnotificação da ocorrência”, diz.
Ana Paula conta que o “Pop Rua” faz um trabalho de acompanhamento dos homicídios envolvendo pessoas em situação de rua, a partir de casos que chegam ao MP-PR ou através da imprensa. A partir desta demanda, a Polícia Civil informou que, de 2014 até julho deste ano, foram abertos 21 inquéritos policiais que tratam de pessoas em situação de rua, mortas em Curitiba. Deste total, foi identificada a autoria em três situações. “É este quadro que esperamos que seja revertido a partir da instalação do setor especializado. Que estes crimes recebam o acompanhamento diferenciado e que os agressores sejam responsabilizados”, diz a promotora.
Um crime, muitas vítimas – Para o especialista na matéria, promotor de Justiça Christiano Jorge Santos, do Ministério Público de São Paulo, autor do livro Crimes de Preconceito e de Discriminação, um dos grandes desafios em relação à persecução de crimes de ódio está no fato de não haver definição legal do delito. “O crime de ódio abrange uma série de crimes. É como nos casos de cyberbullying, a perseguição na internet: há pessoas que são vítimas deste tipo de agressão por serem negras, outras por serem obesas. Normalmente são casos de racismo, mas fato é que por trás desta denominação não há parâmetro ou limitação”, explica.
Santos observa também que há pouco conhecimento a respeito da Lei 7.716/89 (que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor), até mesmo por parte dos operadores do Direito e da Polícia. “É fundamental que se conheça a lei, que se saiba como tipificar estas condutas, para que haja a punição devida dos criminosos”, avalia. “Defendo uma mudança de mentalidade inclusive nossa, como promotores de Justiça, que muitas vezes, tendemos a evitar ou a não dar a devida atenção a este tipo de crime. Damos mais ênfase a um caso de furto do que a um de racismo”, afirma. “Precisamos mudar e nos preparar melhor neste sentido. Há uma demanda social imensa e cada vez maior envolvendo esta forma de agressão”, avalia.
Racismo institucionalizado
O presidente do Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper) de Curitiba e presidente estadual da União de Negros pela Igualdade (Unegro/Paraná), Denis Denilto Laurindo, afirma que há uma grande expectativa em relação à instalação da unidade de polícia especializada. “Vemos a criação do setor de atendimento em Curitiba como uma vitória do movimento social, mas esperamos que seja o início de algo maior, a ser replicado em todo estado do Paraná”, propõe, destacando o fato de 23% da população curitibana declarar-se negra.
Laurindo diz ainda que a criação do atendimento especializado deve auxiliar a coibir o que ele define como “racismo institucional”, que seria generalizado no Brasil. “Esta forma de racismo é a mais presente em nosso país, está incutida profundamente na sociedade brasileira”, explica o presidente do Comper. “É o racismo inerente às instituições, ao Estado, ao Poder Público, às grandes corporações, que vê como natural, por exemplo, o fato de uma grande empresa, com milhares de funcionários, ter apenas um gerente negro. É o racismo que busca convencer que isto é normal, mesmo quando mais da metade da população do país é negra”, sustenta.

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul Rádio Colorado AM Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau Globo FM Maringá Rede de Rádios Maringá Metropolitana FM - Maringá Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá Record RIC TV Maringá RTV 10 Maringá Record News Rede Mercosul Estado do Paraná Outras informações: Cerimonialista Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *