Prefeito condenado em primeira instância a 20 anos de prisão vai assumir a prefeitura de Colorado.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes (foto), deferiu liminar na noite ontem, no plantão, autorizando a diplomação e posse de Marcos Mello (PPL) como prefeito de Colorado, micro-região de Maringá.
Ele foi prefeito por duas vezes daquela cidade e teve o registro indeferido em primeira e segunda instâncias.

No último dia 11 a ministra Rosa Weber, do TSE, havia rejeitado um recurso apresentado pelo ex-prefeito.
Na decisão liminar de ontem, Gilmar Mendes entendeu o impedimento da candidatura de Marcos Mello está equivocado, na alegação de rejeição de uma conta no ano passado.
Marcos Mello foi condenado em primeira instância, em 2015, a 20 anos de cadeia e em agosto passado tornou-se réu em mais uma ação por improbidade, desta vez no Tribunal de Justiça do Paraná.
Considerado inelegível enquanto recorria, Mello recebeu 5.232 votos, contra 4.779 de Edmar (PSDC). Mesmo sendo liminar, a decisão permite que ele possa ser agora diplomado pela Justiça Eleitoral e empossado no cargo. Para o advogado de Marcos Mello, Anderson Alarcon, o resultado “respeita a vontade popular expressada soberana, consciente, livre e democrática nas urnas”.
A íntegra da decisão:

RECURSO ESPECIAL ELEITORAL Nº 162-89.2016.6.16.0095 – CLASSE 32 – COLORADO – PARANÁ
Relatora: Ministra Rosa Weber
Recorrente: Marcos José Consalter de Mello
Advogados: Anderson de Oliveira Alarcon e outros
Recorrida: Coligação Colorado em Boas Mãos
Advogado: Danilo Andrigo Rocco
Recorrido: Ministério Público Eleitoral
Referência: Protocolo/TSE nº 15.989/2016
Requerente: Marcos José Consalter de Mello

Eleições 2016. Pedido de tutela de urgência. Recurso especial eleitoral. Registro de candidatura ao cargo de prefeito indeferido. Suposta incidência no art. 1º, inciso I, alínea g, da LC nº 64/1990. Efeito suspensivo a agravo regimental. 1. Nos termos do art. 300 do Código de Processo Civil, “a tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo” . Já o § 3º do referido artigo estabelece que “a tutela de urgência de natureza antecipada não será concedida quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão” . 2. Fumus boni iuris. 2.1. É expresso no acórdão regional que as irregularidades que motivaram a rejeição das contas não foram analisadas pelo parecer prévio. Aparentemente, há violação ao art. 31, § 2º, da Constituição Federal de 1988, pois o parecer do TCE, de conteúdo relativamente vinculante, baliza as matérias que serão apreciadas pela Casa Legislativa Municipal, não sendo permitido avançar em temas não analisados pelo órgão de contas. 2.2. O acórdão recorrido assentou que “não há espaço aqui para incursão no plano das provas, onde seria possível aferir de modo mais contundente o dolo” . Em uma primeira análise, o Regional presumiu que as irregularidades configuram ato doloso de improbidade administrativa, mesmo assentando a ausência de elementos no decreto legislativo, o que não se coaduna com as regras de hermenêutica sobre o Direito Constitucional à Elegibilidade. 3. Periculum in mora. Neste juízo provisório, prudente aguardar a decisão do Plenário do TSE sobre o caso concreto, pois a não concessão de eficácia suspensiva neste momento acarretará realização de eleições suplementares possivelmente desnecessárias, caso este Tribunal decida favoravelmente ao candidato eleito, o que revelaria inexplicável violação à regra da eficiência prevista no art. 37 da Constituição Federal de 1988 e à regra democrática. Conforme advertia o Ministro Sepúlveda Pertence, “a subtração ao titular, ainda que parcial, do conteúdo do exercício de um mandato político é, por si mesma, um dano irreparável” (ADI nº 644 MC/AP, rel. Min. Sepúlveda Pertence, julgada em 4.12.1991).
4. Pedido deferido.

DECISÃO
1. Trata-se de pedido de tutela de urgência com pedido de liminar a fim de que seja concedido efeito suspensivo ao agravo regimental interposto.
Na origem, o MPE impugnou o registro de candidatura de Marcos José Consalter de Mello por suposta inelegibilidade do art. 1º, inciso I, alínea g, da LC nº 64/1990 – rejeição de contas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.
O Juiz Eleitoral indeferiu o registro.
O TRE/PR manteve o indeferimento do registro. A Corte Regional entendeu que as irregularidades contidas no Decreto no 6/2014 não são aptas a ensejar a inelegibilidade. Entretanto, aquelas contidas no Decreto no 7/2015 impediriam a candidatura do recorrente, pois a nomeação de “funcionários fantasmas” , na linha do quanto decidido pela Câmara Legislativa, evidencia o dolo genérico exigido pela jurisprudência para a incidência da causa de inelegibilidade.
Embargos de declaração opostos pelo candidato e rejeitados pelo Regional.
Na decisão monocrática de fls. 1.049-1.065, a relatora Ministra Rosa Weber negou seguimento ao recurso especial por entender que a contratação de “funcionários fantasmas” sem a contraprestação do serviço constitui irregularidade insanável caracterizadora de ato doloso de improbidade administrativa. Assentou, ainda, que a existência de parecer ministerial favorável ao recorrente em ação penal que apura os mesmos fatos não constitui fato superveniente a afastar a causa de inelegibilidade.
Nas razões do presente pedido, nas quais se busca efeito suspensivo ao agravo regimental interposto, alega o requerente que sua fundamentação é relevante e há risco de dano grave e de difícil reparação.
Aponta a existência de fato superveniente apto a alterar o resultado do julgamento, motivo pelo qual deve ser concedido efeito suspensivo ao agravo regimental. Segundo argumenta, foi absolvido em ação penal que apurava os mesmos fatos constantes da rejeição de contas, razão de ser considerado inexistente o dolo que fundamenta a inelegibilidade.
Sustenta, ademais, que a análise de sua fundamentação não encontra óbice na Súmula nº 24/TSE, uma vez que requer apenas que esta Corte analise se o Regional se ateve aos limites da decisão de rejeição de contas para declarar a inelegibilidade.
Reitera que o Decreto Legislativo de rejeição das contas afirmou expressamente que não se encontrou com os supostos “funcionários fantasmas” , razão pela qual não poderia ter o Regional presumido o dolo na contratação. Nesse sentido, argumenta que o acórdão não indicou os elementos extraídos no decreto legislativo que demonstrem a configuração da inelegibilidade.
Alega que o TSE firmou entendimento, no julgamento do REspe no 12535, de que o Decreto Legislativo de rejeição de contas que desobedece à condição de procedibilidade se afigura inidôneo para fins eleitorais. Dessa forma, a rejeição de contas baseada em suposta irregularidade não apreciada pelo parecer prévio emitido pela corte de contas não é substrato idôneo para configurar inelegibilidade.
Informa que a irregularidade referente à contratação de “funcionários fantasmas” não foi apreciada pelo parecer prévio do órgão técnico, sendo arguida apenas no julgamento das contas pela Câmara de Vereadores. Sustenta o requerente que não cabe ao órgão julgador extrapolar a análise realizada pelo Tribunal de Contas, sob pena de se afigurar inidôneo para fins eleitorais nos termos do precedente supracitado.
Arremata, por fim, a existência de risco de dano grave ou de difícil reparação, pois será impedido de ser diplomado e empossado no cargo de prefeito em razão de decisão monocrática incompatível com recente entendimento do Plenário.
Requer, por fim, que seja deferida a medida liminar, inaudita altera pars, para conceder efeito suspensivo ao agravo regimental e determinar sua diplomação (e do vice-prefeito) até o julgamento definitivo do agravo regimental. Requer, ainda, a intimação da parte contrária para se manifestar e a concessão definitiva da tutela de urgência.
Decido.

2. Nos termos do art. 300 do Código de Processo Civil, “a tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo” . Já o § 3º do referido artigo estabelece que “a tutela de urgência de natureza antecipada não será concedida quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão” .
No mérito, verifico a presença do fumus boni iuris. Como se sabe, nem toda desaprovação de contas enseja a causa de inelegibilidade do art. 1º, inciso I, alínea g, da LC nº 64/1990, somente as que preenchem os requisitos cumulativos constantes dessa norma, assim enumerados: i) decisão do órgão competente; ii) decisão irrecorrível no âmbito administrativo; iii) desaprovação devido a irregularidade insanável; iv) irregularidade que configure ato doloso de improbidade administrativa; v) prazo de oito anos contados da decisão não exaurido; vi) decisão não suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.
Quanto à qualificação dos vícios como insanáveis e configuradores de ato doloso de improbidade administrativa, ressalto que, conquanto a Câmara de Vereadores não julgue improbidade administrativa, compete à Justiça Eleitoral, no processo de registro de candidatura, verificar elementos mínimos que apontem conduta que caracterize ato ímprobo praticado na modalidade dolosa.
Neste juízo provisório, verifico ser expresso no acórdão regional que as irregularidades que motivaram a rejeição das contas não foram analisadas pelo parecer prévio, mas foram encontradas apenas porque a Câmara de Vereadores solicitou informações à Vara de Fazenda Pública de Colorado/PR (fl. 906).
Aparentemente, portanto, há violação ao art. 31, § 2º, da Constituição Federal de 1988, segundo o qual ¿o parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal” (grifos nossos). Neste juízo provisório, portanto, entendo que o parecer do TCE, de conteúdo relativamente vinculante, baliza as matérias que serão apreciadas pela Casa Legislativa Municipal, não sendo permitido avançar em temas não analisados pelo órgão de contas.
Por outro lado, o acórdão recorrido assentou que “não há espaço aqui para incursão no plano das provas, onde seria possível aferir de modo mais contundente o dolo” (fl. 907). Em uma primeira análise, o Regional presumiu que as irregularidades configuram ato doloso de improbidade administrativa, mesmo assentando a ausência de elementos no decreto legislativo, o que não se coaduna com as regras de hermenêutica sobre o Direito Constitucional à Elegibilidade.
Ademais, neste juízo provisório, parece-me prudente aguardar a decisão do Plenário do TSE sobre o caso concreto, pois a não concessão de eficácia suspensiva neste momento acarretará realização de eleições suplementares possivelmente desnecessárias, caso este Tribunal decida favoravelmente ao candidato eleito, o que revelaria inexplicável violação à regra da eficiência prevista no art. 37 da Constituição Federal de 1988 e à regra democrática. Conforme advertia o Ministro Sepúlveda Pertence, ¿a subtração ao titular, ainda que parcial, do conteúdo do exercício de um mandato político é, por si mesma, um dano irreparável” (ADI nº 644 MC/AP, rel. Min. Sepúlveda Pertence, julgada em 4.12.1991 – Grifos nossos).
Por fim, a presente decisão não tem conteúdo de irreversibilidade, nos termos do art. 300, § 3º, do Código de Processo Civil, considerando que, caso o TSE mantenha o indeferimento do pedido de registro, os procedimentos para a realização de eleições suplementares serão providenciados pelos órgãos da Justiça Eleitoral.
3. Ante o exposto, defiro o pedido de medida liminar para atribuir efeito suspensivo ativo ao agravo regimental interposto até o seu julgamento definitivo.

Junte-se o Protocolo/TSE nº 15.989/2016.

Comunique-se, com urgência.

Publique-se.

Intime-se.

Brasília, 23 de dezembro de 2016.

Ministro GILMAR MENDES

Presidente”

fonte: www.angelorigon.com.br

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul Rádio Colorado AM Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau Globo FM Maringá Rede de Rádios Maringá Metropolitana FM - Maringá Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá Record RIC TV Maringá RTV 10 Maringá Record News Rede Mercosul Estado do Paraná Outras informações: Cerimonialista Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *