“Vamos trabalhar com ética, transparência e moralidade”, diz Ulisses na Câmara.
O prefeito Ulisses Maia participou na tarde de ontem da primeira sessão ordinária da 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Maringá. A saudação do Chefe do Executivo na abertura anual dos trabalhos dos vereadores resgatou uma tradição interrompida nos últimos quatro anos e que simboliza respeito e harmonia entre os poderes. Em seu discurso, Ulisses lembrou sua atuação como vereador e o respeito pela instituição.
Ao ocupar a tribuna da Câmara, Ulisses iniciou sua fala dizendo que se sente muito à vontade na presença dos vereadores, pois passou quase 15 anos de sua vida atuando no Legislativo municipal como vereador e funcionário da Casa. “Acho que a Câmara é um dos poderes mais importantes, pois é daqui que saem as Leis que o Judiciário julga e que o prefeito executa. Da nossa parte não haverá cobrança de posição nem para formação de base de situação ou oposição. Defendo uma Câmara independente e aceitarei as decisões dos vereadores. Se eventualmente tivermos erro, será corrigido com humildade e total transparência”, disse.
Ulisses destacou a relevância do papel dos vereadores para o atendimento das demandas da população, pois estão mais próximos da comunidade, nos bairros da cidade. “Que juntos possamos produzir medidas que melhorem a vida população, que transformem Maringá numa cidade mais humanizada e, acima de tudo, vamos trabalhar com ética, transparência e moralidade na vida pública”, enfatizou.
O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar mais dois projetos importantes enviados para apreciação dos vereadores. Um deles trata da criação do Conselho de Gestão Fiscal e estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. O outro projeto institui a Lei Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, mecanismos e medidas de incentivo à inovação, à pesquisa tecnológica e à consolidação dos ambientes de inovação nos setores produtivos e sociais na cidade de Maringá.
Ulisses ainda agradeceu o trabalho dos vereadores da nova legislatura na aprovação da reforma administrativa, que extinguiu cerca de 400 cargos comissionados e 10 secretarias, e do vale alimentação, reivindicação antiga dos servidores municipais, que será pago após conclusão do processo de licitação. Os projetos foram votados nos primeiros dias do ano em sessões extraordinárias.
O presidente da Câmara, Mário Hossokawa, agradeceu a presença do prefeito e lembrou que a tradição do chefe do Executivo comparecer anualmente na abertura dos trabalhos do Legislativo foi interrompida em Maringá nos últimos quatro anos. “Independente do posicionamento de cada vereador, vamos fazer de tudo para que tenhamos um relacionamento harmônico entre os poderes e para que a cidade de Maringá possa ganhar com o trabalho de vossa excelência”, disse.