Semusp reforça frota para coleta seletiva.
A Secretaria de Serviços Públicos (Semup) finaliza edital de licitação para a tomada de preço de dez caminhões-baú exclusivos para coleta seletiva. A abertura de edital será realizada ainda neste mês. Em caráter emergencial e provisório, a Semusp disponibilizará a partir desta sexta, 11, um caminhão compactador para reforçar a frota atual dos cinco caminhões-baú da coleta seletiva.
Com a precarização da coleta de lixo convencional pela empresa que prestava o serviço para o município, nos últimos dias de contrato, a administração, que retomou a coleta pública a partir de 1º de agosto, intensificou o trabalho da coleta convencional, o que reduziu em cerca de três toneladas a coleta seletiva diária.
A coleta seletiva que recolheu em julho deste ano 313 toneladas (no mesmo mês em 2016 foi de 283 toneladas) tende a ser elevada com a normalização da coleta convencional e do incremento de até dez caminhões-baú da tomada de preço.
Desde fevereiro a administração reestruturou e ampliou a coleta seletiva do município, incluindo seus distritos, atendendo toda a zona urbana. Nos últimos anos a coleta era realizada por empresa terceirizada e abrangia apenas 50 % da cidade. A Semusp elaborou mapa para a coleta, realizada de segunda a sábado, o que elevou a coleta e reduziu gastos com o aterro de recicláveis.
A Semusp também trabalha na elaboração de novo edital do aterro sanitário, suspenso por uma liminar obtida na justiça por uma das empresas concorrentes e que será revogado pela administração.