Como harmonizar pratos e drinques no menu do casamento
No dia do casamento, algo que indiscutivelmente os convidados vão reparar é nos sabores que estarão à mesa (e nos copos!). De finger food a empratados, não importa o seu estilo de serviço, comida e bebida precisam “conversar”. “Esse é um tema que nós fazemos questão de frisar quando atendemos os noivos para montar o cardápio ou fazer uma degustação, afinal, a qualidade da gastronomia que o buffet vai preparar precisa andar junto com a lista de bebidas que serão servidas durante a festa”, diz Raquel Cordiolli, do Limani Buffet, de Maringá (PR). Na missão de agradar o paladar dos presentes, alguns parceiros dão um toque especial: é o caso dos bares de drinques, cada vez mais solicitados para festas de casamento – e que oferecem cada vez mais opções de combinações.
O Hot Show Bar nasceu em Maringá há 10 anos e, de lá para cá, viu o número de eventos que atende subir de 5 ao ano para 165 no ano passado – e o número deve ser ainda maior em 2019. No cardápio 82 opções deliciosas de drinques para recepcionar os convidados entre clássicos, releituras e criações próprias. Além disso, oferecem sabores personalizados para combinar com o cardápio do casamento e a personalidade dos noivos. “Nós personalizamos o máximo possível o atendimento, o tipo de estrutura, de cardápio, quantidade de barman e drinques. Apresentamos várias opções e eles selecionam o que eles querem que seja servido no evento deles. Caso queiram algum drinque que não tem na nossa carta, fazemos um estudo em cima do drinque e adicionamos ao nosso acervo. A proposta da harmonização com os pratos do buffet está ganhando mais força em Maringá agora, mas está tendo uma boa aceitação”, diz Carlos Barreto, dono da empresa.
A época do ano escolhida pelos noivos para a celebração também pode influenciar na escolha das bebidas. A tendência é de opções mais leves e refrescantes no verão e sabores mais fortes e marcantes como o uísque no inverno. Para que tudo saia conforme o planejado, o trabalho é em equipe. “O buffet geralmente já dá a sugestão de boas combinações entre pratos e bebidas quando monta o menu, e existem combinações interessantíssimas quem fazem sucesso em casamentos de todos os estilos”, diz Raquel, que também é assessora de casamentos.
Poder contar com um cardápio harmonizando bebidas com seus pratos é um prazer para qualquer chef, afinal, isso potencializa a experiência gastronômica. E a harmonização pode vir tanto do contraste dos sabores quanto da semelhança. “Apostar em gostos similares é mais comum, porque minimiza o risco de um sabor sobressair ao outro, mas podem surgir surpresas deliciosas das diferenças”, diz o chef Rosbergue Formigoni. Com mais de 20 anos de cozinha, ele é mestre em criar menus personalizados para agradar a todos os tipos de noivos, dos mais modernos aos mais tradicionais, e dá algumas dicas para harmonizar o cardápio escolhido com as bebidas:
- “O primeiro passo é pensar no estilo do casamento. Se você decidiu que seu cardápio terá uma ilha de comida japonesa, por exemplo, o ideal é servir drinques com saquê. Um cardápio que tenha itens de boteco conversa muito bem com uma estação de caipirinha, além do chopp e da cerveja pilsen.”
- “Em festas mais descoladas, sem muita formalidade, é muito legal ter um bar de drinques e todo tipo de bebida combina – vinho branco, tinto, espumante, whisky, vodka… e tem o gim, que veio com tudo, e tem drinques específicos com essa bebida.
- “ O espumante é uma bebida curinga e, para nós, fundamental no casamento porque é a bebida universal, que vai do café da manhã ao jantar e traz o clima de celebração”
ESCOLHENDO O VINHO
Apesar de um clássico na escolha dos noivos, é preciso ter cuidado com as escolhas para que o sabor do prato não se oponha ao do vinho. “Se você quer servir bacalhau, o vinho verde vai muito bem, outros tipos de peixe combinam melhor com vinho branco. As carnes mais robustas, como mignon e porco cairiam bem com vinho tinto. Já o carneiro casa perfeitamente com um malbec ou um merlot”, sugere o chef.
BEBIDA SEM ÁLCOOL
A harmonização não é só para bebidas com álcool. Dá para oferecer combinações perfeitas entre seus pratos e bebidas não alcoólicas. “Sucos refrescantes como a combinação de abacaxi, hortelã e limão ou um drinque não alcoólico que mescle suco de uva com algumas especiarias vão super bem com carnes grelhadas; tem também as sodas italianas e águas saborizadas… As opções são infinitas”, diz Formigoni.
U.Content Criação de ConteúdoAssessoria de imprensa do Limani Buffet