Paraná é o primeiro estado no país com aprovação da Lei (PL365/2019) de psicólogos em escolas
O projeto é de autoria do deputado estadual Emerson Bacil com apoio da deputada estadual Cristina Silvestri. Após a aprovação, Bacil destaca a importância da presença dos psicólogos atuando nas escolas do estado. “A educação precisa da parceria e do conhecimento destes profissionais que irão colaborar na convivência das crianças, adolescentes e jovens.”, explica.
A presidente do Sindicato do Paraná, Marly Perrelli, comemora a vitória representando todos os profissionais do Paraná: “Temos muito a agradecer porque batalhamos por este projeto, foram várias etapas para chegar até aqui.”.
Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp do O diário de Maringá
https://chat.whatsapp.com/CyOAD8ipNlUEr9ymsk6N2u
A atuação dos psicólogos em escolas tem como objetivo evitar problemas sociais e adversidades entre os alunos no ambiente escolar. O trabalho irá contribuir com todas as pessoas que atuam na área da educação. “Toda comunidade escolar terá benefícios com o ‘Psicólogo na Escola’. O Paraná é pioneiro porque, no início, quando comentei sobre o projeto com o deputado Emerson Bacil, prontamente aceitou o desafio de lutar por essa aprovação, agora é realidade”, comenta Marly Perreli.
Em casos que necessitavam a presença dos profissionais de psicologia, as escolas procuravam outros departamentos para solucionar os problemas. O deputado Emerson Bacil detalha que a proposta foi construída com psicólogos, sindicato dos profissionais e participação da deputada estadual Cristina Silvestre. “Fico muito feliz e agradeço aos colegas deputados. A presença de psicólogos nas escolas vai fazer uma diferença positiva no aproveitamento escolar e no tratamento quando necessário, tanto de alunos quanto de professores e funcionários, um benefício para toda comunidade escolar”, afirma Emerson Bacil.
A proposta do projeto de Lei (PL365/2019) foi aprovada nesta semana na Assembléia Legislativa do Paraná.