Tribunal de Contas Pr: Maringá está entre 45 melhores cidades em índice de Educação, Saúde,Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente
A soma e relação entre indicadores setoriais colocou Maringá em destaque em ranking do Tribunal de Contas (TC-PR). Mapa digital aponta a cidade como B+, sendo segundo nível de classificação entre cinco níveis entre os 399 municípios paranaenses. Maringá está entre as 45 melhores cidades no ranking.
São sete indicadores avaliados e apontados como essenciais numa boa administração pública: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Tecnologia da Informação. Dados formam o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Resultado atual é referente a 2019 e está em andamento análise de dados de 2020.
IEGM foi criado pelo TC de São Paulo e utilizado por outros estados desde 2017. Coordenação do TC-PR aponta o IEGM como ferramenta para auxiliar planejamento de políticas públicas, mensurar gastos municipais, entre outras situações na administração pública. Tudo visando melhorar desempenho e resultado da gestão pública municipal.
Maringá trabalha para melhorar ainda mais nesse ranking. Cidade já é melhor nível (A) em Saúde, Tecnologia da Informação e Cidade Protegida. Melhor situação que Curitiba e Londrina, ambas também nível B+. Mas com apenas um A, sendo as duas em Cidade Protegida. No nível B estão 232 cidades, no C+ são 108 municípios e no C são 14 cidades.
Ranking é dividido em cinco faixas: • A: altamente efetiva;• B+: muito efetiva;• B: efetiva;• C+: em fase de adequação;• C: baixo nível de adequação.