Em meio a pandemia, Faculdade Eficaz faz investimento milionário

0
1150

Em um cenário de instabilidade, que fez muitas empresas cortarem investimentos, a Faculdade Eficaz vai na contramão: até o fim do ano a instituição deve investir um milhão de reais em melhorias e contratações. “Não tivemos demissões durante a pandemia. Pelo contrário, temos buscado novos profissionais, principalmente nas áreas de marketing, negócios e financeiro. Estamos buscando trabalhar melhor nossa gestão do atendimento para trazer à Eficaz uma comunicação mais próxima aos nossos alunos”, diz a fundadora e diretora geral da Faculdade Eficaz, Amanda Chaves. 

Boa parte dos investimentos foi para migrar o sistema operacional utilizado. 

“Estamos trabalhando com business intelligence, captando dados, gerando indicadores, tudo isso para ficarmos ainda mais próximos dos alunos. Aqui eles não são números, eles têm um nome e queremos estreitar nosso relacionamento, entendendo o processo de desenvolvimento de cada um dentro da instituição e como inseri-los da melhor forma dentro do mercado, o atendimento que vêm recebendo, as taxas de satisfação”, explica o gestor de marketing da unidade Maringá, Guilherme Oliveira. 

A faculdade vem investindo ainda na capacitação dos colaboradores e na busca de novas contratações para compor o time, trazendo uma experiência mais robusta, que reflete nos resultados. Outro setor que receberá investimentos significativos é o campus da Faculdade, em Maringá (PR). “Estamos fazendo um super projeto para apresentar a Eficaz como ela é: uma instituição jovem, flexível, ágil, que acompanha o mercado”, conta Amanda. “A pandemia acelerou nossos investimentos. Em dois meses executamos projetos previstos para um ano. Fizemos isso agora porque quando a economia retomar, nós e nossos alunos vamos voar”.

Novas turmas na pandemia 

Enquanto diversas instituições pararam seus cursos, a Faculdade Eficaz iniciou novas turmas, buscando soluções que beneficiassem quem tem pressa para entrar no mercado de trabalho. A instituição registrou nos últimos meses um crescimento médio de 15% no volume de novas matrículas, em relação ao ano passado.

“Trouxemos o material para as plataformas online, por meio das aulas remotas e atividades disponibilizadas na plataforma, oferecendo cursos como os Técnicos em Enfermagem e Radiologia, assim como os demais cursos técnicos presenciais, de forma híbrida e oferecemos suporte integral para prestar auxílio nessa adaptação. Enquanto as aulas presenciais não voltam, os alunos vêem a teoria de maneira digital. Nesse tempo, estamos investindo em mais laboratórios para que depois eles possam fazer as aulas práticas em pequenos grupos, zelando pela saúde, mas sem que eles tenham um atraso muito grande em sua formação”, diz Amanda.

Como a crise financeira trazida pelo coronavírus também afetou os alunos, a instituição criou uma ação para receber os estudantes ainda em 2020, mas com as mensalidades sendo pagas apenas a partir do ano que vem. “A gente sabe que o cenário não está favorável para investir financeiramente em um curso, então absorvemos o investimento do aluno esse ano para que ele se preocupe apenas com  o estudo e não com o dinheiro. Estamos investindo no desenvolvimento de nossos estudantes”, diz o gerente de marketing da instituição. Referência em cursos técnicos, a colocação dos alunos da Faculdade Eficaz no mercado de trabalho é rápida, principalmente por conta da formação oferecida. 

Investimentos certeiros

Desde o ano passado a instituição vem investindo em expansão. Contratado em janeiro de 2019, Alessandro Mendes chegou com a missão de operacionalizar a visão dos fundadores da faculdade. O diretor administrativo passou por grandes empresas da área de telecomunicação até que descobriu o mercado da Educação após uma temporada nos Estados Unidos. Trabalhou na Uninter, maior instituição de ensino EAD do Brasil, executando toda a gestão de rede e de parceiros do País, e na Laureate, um dos maiores players mundiais de educação. Sua chegada trouxe uma mudança para a cultura e a gestão da Eficaz. 

A modalidade de ensino a distância foi inaugurada no ano passado e o portfólio de cursos, que já foi ampliado, segue em expansão. “A Eficaz tem investido bastante em infraestrutura, em excelência educacional, contratando sistemas, melhorando a qualidade das suas aulas, trazendo tecnologia para dentro da educação, e mudando um pouquinho o rumo da sua história, que tinha um viés bastante técnico, passando para um investimento mais pesado na área de graduação e das novas tecnologias EAD – buscando um novo portfólio de curso e trazendo novas agendas para melhorar o resultado e surpreender o aluno tanto no atendimento quanto no serviço”, diz Mendes. 

Evolução

Fundada por Amanda e Junior Chaves, a Faculdade Eficaz nasceu como uma empresa familiar. Aos 22 anos e recém-formada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, Amanda começou a empresa oferecendo cursos preparatórios para concurso público em uma sala alugada. Em 2007 passaram a oferecer cursos de Educação a Distância e, em 2011, o Instituto Eficaz se tornou Faculdade Eficaz. “Sou muito privilegiada por poder trabalhar com a educação. Ela liberta, transforma, melhora a autoestima da pessoa, prepara para o mercado de trabalho, e isso não tem preço”, se emociona Amanda. Para o futuro, a fundadora e diretora geral da instituição aposta em um crescimento baseado no cooperativismo, agregando e fortalecendo instituições menores, para que todas possam crescer juntas.  

A faculdade é pioneira e referência no Paraná na área de Libras, e atualmente oferece 18 cursos de graduação, 51 de pós-graduação e 30 de ensino técnico. 

Espalhada pelo Brasil em 15 polos de educação a distância, a Faculdade Eficaz também tem uma unidade na Flórida, nos Estados Unidos, com foco em capacitar brasileiros que estão em terras americanas para crescerem no mercado – e já há previsão de expandir o trabalho para outras regiões do país estrangeiro. A unidade americana oferece aulas de inglês e cursos profissionalizantes ministrados em português.

U.Content Criação de Conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui