Instituto A.Yoshii intensifica ações em prol do desenvolvimento social
Assumindo a presidência da entidade, Aparecido Siqueira tem como foco ampliar atividades de incentivo à leitura nos canteiros de obras e de solidariedade às famílias mais afetadas pela pandemia da Covid-19
Fundado em 2006 para promover mudanças com impacto positivo na sociedade, o Instituto A.Yoshii vem dando bons exemplos de que a boa vontade, aliada a uma corrente de voluntariado, permite avançar com os projetos e alcançar excelentes resultados.
Com a nova diretoria recém-empossada, a expectativa é ampliar as atividades de responsabilidade social do Grupo A.Yoshii em Londrina (PR), cidade-sede do Instituto, e nas praças de Maringá (PR), Curitiba (PR) e Campinas (SP), onde a construtora também atua. No próximo mandato, Aparecido Siqueira vai presidir a entidade, com Maria Fernanda Beneli Vicente como vice-presidente.
Aparecido destaca a retomada do “Clube da Leitura” para este ano: “a proposta é enviar kits de livros e revistas para as obras da A.Yoshii, da Yticon e também para as obras corporativas, como forma de incentivar o hábito de leitura entre os colaboradores e seus familiares, já que as publicações poderão ser levadas para casa”. Outra proposta, ainda em planejamento, é o “Projeto Click – Inserção Digital”, cujo objetivo é promover o acesso das equipes ao universo digital, fomentando a informática básica entre os colaboradores.
Ações sociais em 2020
Ao longo de 15 anos, o Instituto A.Yoshii se consolidou pelo foco nas áreas de meio ambiente, cultura e educação. Em 2020, com o cenário de pandemia da Covid-19, as ações também foram voltadas às famílias mais afetadas economicamente.
“O desejo de atender os mais vulneráveis resultou na entrega de alimentos, roupas e itens de higiene para entidades em cidades onde a A.Yoshii atua. Nossa expectativa é continuar com as campanhas de arrecadação em 2021 para ajudarmos no desenvolvimento social”, afirma Siqueira.
Por conta das iniciativas na pandemia, o Instituto A.Yoshii recebeu o Selo Sesi ODS 2020. A premiação foi um reconhecimento pela campanha “Máscara Solidária”, que envolveu voluntários na confecção de 5 mil máscaras de tecido e arrecadou 1,5 tonelada de alimentos.
“É uma honra assumir o Instituto A.Yoshii, uma entidade que promove ações fundamentais em sustentabilidade e de cunho social, envolvendo grande parte da sociedade. Isso só nos motiva a trabalhar ainda mais para criar novas oportunidades e buscar melhores condições de vida para todos”, finaliza o novo presidente da instituição.
Sobre o Instituto A.Yoshii
Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas à mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômico-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br.
Sobre o Grupo A.Yoshii
Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.