A cada 15 segundos um trabalhador morre em razão de acidente ou doença do trabalho
Conforme dados da OIT, a cada 15 segundos um trabalhador morre em razão de acidente ou doença do trabalho e 160 colaboradores são vítimas de acidentes ocupacionais nestes mesmos 15 segundos.
- A cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço. A Previdência Social registrou, em 2018, 576.951 acidentes de trabalho. E esse dado inclui apenas funcionários com registro formal. Se considerarmos os trabalhadores informais e autônomos, o número pode ser até sete vezes maior, chegando aos 4 milhões por ano.
- As despesas com esses problemas são astronômicas. Segundo um estudo do professor José Pastore, da Universidade de São Paulo, elas atingem os 70 bilhões de reais ao ano. Oficialmente, a Previdência Social desembolsou, só em 2018, cerca de 12 bilhões de reais.
- No Brasil, são quase 3 mil mortes por ano decorrentes de acidentes de trabalho, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT).
- Gilmar Ferreira entrevista Geraldo Bizerra, promotor de Saúde Pública (USP), higienista ocupacional e gerente do SESMT Coletivo da FACOP.