5 exames periódicos essenciais para a saúde da mulher e onde encontrá-los em Maringá

0
420
saúde da mulher
saúde da mulher

Medicina Diagnóstica São Camilo conta com Unidade Mulher, espaço exclusivo aos cuidados com a saúde feminina.

Maringá, julho de 2021. Os exames periódicos essenciais para a saúde da mulher ainda suscitam dúvidas e receios nas pacientes, principalmente sobre qual se deve fazer e com qual periodicidade. Se o número de mulheres que faziam esses exames regularmente ainda não era o ideal, a pandemia agravou a situação em todo o país: de acordo com levantamento do DATASUS, o número de exames de mamografia de rastreamento caiu 48,37% entre março e dezembro de 2020. A diminuição nos exames citopatológicos de rastreamento (que incluem o preventivo ginecológico ou Papanicolau) foi de 50,03%.

Segundo a diretora médica do São Camilo, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Maringá, Dra. Myrna Campagnoli, a demora em procurar um médico e rastrear anormalidades na saúde através de testes laboratoriais e de imagem pode atrasar diagnósticos e dificultar o tratamento e as chances de cura de doenças como o câncer, por exemplo.

Para conscientizar as maringaenses sobre os cuidados com a saúde e a importância dos exames de prevenção, o São Camilo inaugurou este ano a Unidade Mulher, que conta com os principais exames laboratoriais e de imagem:

  • Densitometria Óssea
  • Ultrassonografia
  • Mamografia Digital
  • Citologia cervicovaginal (Papanicolau)
  • Biópsias
  • Análises Clínicas

Conheça os que não podem faltar na rotina de saúde da mulher:

Exames laboratoriais

Os exames laboratoriais que avaliam os níveis de açúcar no sangue (glicemia), colesterol, triglicérides, hormônios tireoidianos e hemograma devem ser realizados anualmente desde a primeira menstruação.

Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal também é um exame de rotina essencial na saúde da mulher. O procedimento avalia o útero, os ovários e o endométrio e é capaz de identificar anormalidades, como cistos, miomas, câncer e a endometriose. Com a realização frequente, a detecção de anormalidades é precoce, melhorando as chances de tratamento e cura.

Papanicolau

O Papanicolau é um exame preventivo no qual é realizada a coleta de material do colo uterino para análise em laboratório.

A recomendação do Ministério da Saúde é que os dois primeiros exames sejam feitos anualmente e, se não houver alterações, a coleta pode ser espaçada, entretanto, a melhor conduta e frequência deve ser conversada entre médico e paciente. É indicado para mulheres com mais de 25 anos, ou que já iniciaram a vida sexual.

Densitometria óssea

Mulheres devem começar a rastrear a osteoporose aos 65 anos de idade. O exame capaz de fazer isso é a Densitometria Óssea, um exame de raio-X com baixa dosagem de radiação. Em casos de pacientes com fatores de risco para a redução de massa óssea, como presença de baixo peso corporal e uso contínuo de determinados medicamentos, a realização deste exame pode ser necessária em idade mais precoce.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem de rastreamento para câncer de mama. O Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia recomendam que o exame seja realizado anualmente na população feminina geral a partir dos 40 anos.

Em casos de pacientes portadoras de alto risco para câncer de mama, a realização do exame, assim como a sua periodicidade deverá ser individualizada pelo médico assistente.

“Uma unidade totalmente preparada para cuidar da saúde das mulheres traduz o cuidado e a preocupação que o Laboratório São Camilo dedica ao público feminino de Maringá e permite que o atendimento seja especializado e integrado, contribuindo para diagnósticos mais assertivos e histórias mais felizes”, finaliza Dra. Myrna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui