Ipplam representado em curso internacional de desenvolvimento sustentável

0
1437
Paloma Carpena
Paloma Carpena

A maringaense Paloma Carpena de Assis está entre quatro brasileiros selecionados para participar do curso Políticas de Solo e Desenvolvimento Sustentável, organizado pelo Lincoln Institute em parceria com a National Distance Education University. As instituições se dedicam a estudar o planejamento urbano.

Paloma de Assis é Diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPLAM), da Prefeitura de Maringá. “A ocupação urbana é sempre um desafio para o gestor público, que deve atender demandas da concentração demográfica com a preservação do meio ambiente”, afirma Paloma.

O desenvolvimento de Maringá tem sido convergente com sua história, iniciada há 74 anos na prancha do arquiteto e urbano Jorge de Macedo Vieira. Planejada como ‘cidade jardim’, a cidade é cuidadosa com a ocupação urbana, o que tem lhe garantido recorrentes destaques em pesquisas nacionais de qualidade de vida.

“Não há margem para discutir ocupação do solo sem a compreensão do impacto ambiental e das contradições que surgem desse processo. Os conflitos sempre devem ser pacificados a partir da compreensão que a qualidade de vida é fundamental para a vida em comunidade. Debates nesse sentido sempre são relevantes e fundamentais”, afirma Paloma Carpena.

O IPPLAM, criado na primeira gestão do prefeito Ulisses Maia, que cumpre seu segundo mandato, tem a missão de planejar a expansão urbana preocupado em encontrar ponto de equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade. “Maringá é referência nacional de qualidade de vida pelo planejamento. Seguimos fiéis a esse conceito”, afirma o prefeito.

Doutora em Economia, Paloma Carpena vislumbra no curso a oportunidade de aprofundar conhecimentos num ambiente onde vai prevalecer visões distintas da ocupação de solo, considerando as particularidades dos pesquisadores, oriundos de diversos países. “Não há como evoluir sem conhecer”, resume.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui