Guto Silva garante apoio para construção da sede própria da Amusep

0
447
Amusep
Amusep

Guto Silva garante apoio para construção da sede própria da Amusep

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Luiz Augusto Silva, o Guto Silva, garantiu apoio ao trabalho realizado pela atual diretoria da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense para viabilizar a construção da sede própria da Amusep. Nesta sexta-feira (25), pela manhã, o “braço direito” do governador Carlos Massa Ratinho Júnior aproveitou que cumpria agenda na região e fez uma “visita surpresa” aos prefeitos, que participavam da reunião mensal da entidade

Na abertura do encontro, Guto Silva fez um balanço das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado e falou sobre a expectativa para o próximo ano. Destacou que os prefeitos precisam estar alertas em relação à arrecadação própria e, mais uma vez, ressaltou a importância de os gestores apresentarem os “projetos prontos”, quando forem reivindicar obras e melhorias nos serviços públicos prestados à comunidade.

50 anos

Sobre a sede própria, Guto Silva anunciou ser parceiro da diretoria da entidade para mobilizar a bancada regional dos deputados estaduais e viabilizar parte dos recursos necessários para a execução da obra. “Vamos somar as forças para ‘presentear’ a Associação, que, no próximo ano, comemora os 50 anos de fundação. A Amusep é uma referência no movimento municipalista. Está localizada em uma região, que é um celeiro riquíssimo de oportunidades. Vocês merecem ter uma sede moderna, bonita e funcional”, frisou.

O presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, agradeceu, primeiro, a presença do chefe da Casa Civil na reunião e, depois, afirmou que o apoio dele é um “passo gigante” para concretizar um “sonho” cultivado a cinco décadas pelos prefeitos que fizeram da Associação um dos modelos de sucesso do municipalismo nacional. “Chegou a hora de o sonho virar realidade. A manifestação do Guto Silva era o impulso que precisávamos para acelerar o processo de conclusão do projeto arquitetônico e passarmos para o início da obra”, declarou.

Homenagem póstuma

Na abertura, o presidente Rogério Bernardo prestou uma homenagem póstuma ao ex-prefeito de Uniflor e presidente da Amusep, gestões 1981 e 1982, José Carlos Pagliacci, o Carlão, 81 anos. Foi observado um minuto de silêncio. Duas vezes vereador e prefeito por dois mandatos, de 1969 a 1973 e de 1977 a 1982, era natural de Pirajuí, Estado de São Paulo, e servidor público aposentado. Ele faleceu na noite de quinta-feira, no Hospital Paraná, em Maringá, onde estava internado, por ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segurança e Piscicultura

Após pedir licença para os prefeitos para seguir para o próximo compromisso da agenda, em Apucarana, Guto Silva deixou o encontro. Na sequência da pauta, o diretor de tecnologia da Alca Network, Fernando Andrade, apresentou as soluções inteligentes que a empresa oferece para a área de segurança pública, com o uso de câmeras e sistema de informática para o reconhecimento facial, busca de carros e pessoas procuradas pela justiça, monitoramento do trânsito, entre outras.

Depois de Andrade, foi a vez de o diretor da Planejafish, Pedro Castro, mostrar o trabalho que a empresa realiza para impulsionar a atividade de criação de peixes e, principalmente, comprovar que a piscicultura é uma importante fonte para o desenvolvimento regional, pois reúne várias opções para serem implantadas desde nas pequenas propriedades da agricultura familiar até em grandes áreas e nos rios.

Presidente

Durante a reunião, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, confirmou a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na cidade. No dia primeiro de outubro, na sexta-feira da próxima semana, ele participa da inauguração oficial da ampliação da pista e no pátio de manobras de aeronaves do Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior. A pista passou de 2,1 mil metros para 2.380 metros de comprimento. O investimento foi de mais de R$ 81,5 milhões, com recursos do Governo Federal.

Convites

No encontro mensal, os prefeitos foram convidados para participarem de dois eventos. No dia 30, próxima quinta-feira, ocorrerá o programa de interiorização da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf). A chefe do Escritório Regional, Silvana Pazzetto Arruda, falou sobre a programação, que, no período da tarde, contará com a presença do secretário Ney Leprevost. As atividades ocorrerão no Teatro Calil Haddad.

Nos dias sete e oito de outubro, será realizado o Primeiro Simpósio de Compliance e Controle, também no Calil Haddad. A secretária Municipal de Compliance e Controle, Camille Lima Cardoso Faccin, informou que, na oportunidade, será feito o lançamento do Programa de Integridade e Compliance de Maringá. Ela estendeu o convite para os procuradores jurídicos e os responsáveis pelo controle interno das prefeituras.

Presenças

O deputado federal, Luiz Nishimori; os deputados estaduais, Adriano José da Silva, o Soldado Adriano; e Evandro José da Cruz Araújo, o Evandro Araújo; o reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor doutor Júlio César Damasceno, também estiveram presentes na reunião mensal de prefeitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui