Vamos aos Fatos! A realidade dos enfermeiros é vergonhosa

Enfermagem
Enfermagem

Quando estamos bem financeiramente é muito bom, quando a família, os filhos, o emprego vai bem, o resto flui naturalmente, mas quando algo sai dos trilhos, como a nossa saúde, as coisas parecem saírem do controle, desmoronar, gera dor, conflito e desespero. Nessas horas, nada mais óbvio do que procurar atendimento médico. Por vezes, o caso é menos que parece, outros mais delicados, e para alguns podem surgir a necessidade de intervenções ou tratamentos cabíveis para a situação. E nesse contexto todo, lá estamos nós — enfermeiros, técnicos de enfermagem de prontidão para o que vier. Estamos lá quando o caso é simples, quando é mediano, ou quando é grave, choramos com a família, nos emocionamos escondidos. Muitas vezes voltamos para casa com determinada cena que presenciamos na cabeça, e pode apostar, ela demora muito para desaparecer. Aquilo aperta o peito, você questiona um monte de coisas, e nada adianta. É bem comum, nós enfermeiros e técnicos de enfermagem, adoecermos, e mesmo assim, todos os dias naquele horário estamos lá, para segurar a sua mão, para dizer que está tudo bem, mesmo sabendo que não está, porém, temos a missão de estarmos lá, e ser fortes para ajudá-los. Deixamos a nossa para cuidar da sua, e fazemos com prazer, de coração. Se cansamos — muito, mas vale a pena! Afinal, como é gratificante poder confortar o próximo.
E entre os natais, ano novo, feriados, fins de semana em que estamos lá, tem uma parcela de pessoas que também estão lá, mas fora da realidade de um enfermeiro, vivendo suas vidas normalmente, os fins de semana, feriados, natal, ano novo, sem contar que podem dormir a noite inteira. E essa mesma parcela de pessoas, que não tem a menor ideia do que é ser enfermeiro, muitas vezes, nem sequer diferencia os profissionais de saúde, estão a decidir o quanto vale o nosso trabalho. Decisão que por sinal parece ser bastante difícil de chegar a um obvio acordo, até porque, quase não “se vê, enfermeiros por aí”. O número de pessoas que votam a favor do piso salarial da enfermagem é”assustador” — dez milhões de curtidas para uma dancinha no tik-tok, e 458 votos para aumentar o salário dos enfermeiros, ah! Claro, ainda teve 10 elementos contra.
A nossa saúde mental já não tolera mais essas ironias, o preço da nossa carne é bem mais barata, nosso combustível é mais em conta, o mercado que frequentamos, tem valores ajustados para o nosso salário, o nosso custo de vida, é bem menor, basta apresentar a carteira do conselho, que tudo se resolve, pagamos bem menos! Só esqueceram de um detalhe na hora de votarem — a nossa saúde mental não identifica nada disso — ela apenas se afunda cada dia mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui