Cirurgia robótica de joelho: mitos e verdades sobre esse procedimento

Cirurgia robótica de joelho: mitos e verdades sobre esse procedimento

Realizada no Brasil há pouco mais de um ano, a cirurgia robótica para colocação de prótese no joelho ainda desperta algumas dúvidas nos pacientes com artrose e que aguardam uma oportunidade para este tipo de tratamento.

Cirurgias sempre causam sentimentos diversos nas pessoas, seja por receio de não dar certo ou pela expectativa de uma rápida recuperação. Essas reações, aliadas à novidade da tecnologia robótica na Medicina, aumentam ainda mais as dúvidas e as curiosidades da população. Podemos afirmar que o Brasil é hoje um dos primeiros países da América Latina a oferecer acesso aos pacientes de um inovador sistema robótico usado como auxiliar na cirurgia para colocação de prótese no joelho, também chamada de artroplastia total do joelho. O sistema robótico ROSA® Knee foi desenvolvido pela Zimmer Biomet, empresa multinacional americana e líder global em saúde musculoesquelética, representada pela Medicalway Equipamentos Médicos em Curitiba-PR.

Segundo o Dr. Fabiano Kupczik, médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho no Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba, atualmente a nova tecnologia robótica é usada na ortopedia para a colocação de uma prótese total no joelho. Em breve, este sistema robótico também estará disponível para colocação de prótese parcial no joelho (unicompartimental) e prótese total do quadril. “A indicação da nova tecnologia robótica é principalmente para pacientes com artrose em estágios mais avançados no joelho e nos quais o tratamento conservador ou não cirúrgico já não tem mais eficácia, com o paciente sentindo muita dor devido à deformidade no joelho, limitação da mobilidade articular e dificuldade para caminhar. Então, este quadro de artrose no joelho leva à indicação da cirurgia de prótese, sendo que a robótica pode auxiliar o cirurgião na maioria destes casos”, explica o cirurgião.

Trata-se de uma cirurgia complexa que consiste na substituição da articulação afetada por um implante formado por peças metálicas e um polietileno, a chamada prótese total do joelho. Esta prótese é fixada ao osso por meio de um cimento especial. Salienta-se que a cirurgia robótica é uma evolução da ciência e da Medicina e que traz instrumentos de grande precisão para auxiliar o cirurgião e para melhorar a recuperação dos pacientes.

Não há como negar que a medicina caminha cada vez mais próxima da tecnologia e seus avanços devem ser levados aos pacientes que precisam tratar principalmente a dor. Então, a artroplastia do joelho é uma cirurgia que evoluiu muito nos últimos anos e, agora, muitos profissionais da ortopedia se especializam em técnicas refinadas como a robótica, que já acontece no país há pouco mais de um ano, desde a chegada do primeiro sistema voltado para esta prática, o sistema ROSA® Knee.

A diferença entre a cirurgia de prótese total do joelho convencional e a robótica é que a robótica permite maior precisão técnica, um detalhado planejamento pré-operatório, uma menor agressão cirúrgica e uma proteção maior dos tecidos de partes moles do joelho. “Com o sistema robótico, há uma interação em tempo real entre cirurgião e o robô, proporcionando maior flexibilização na hora de executar a cirurgia e adaptando a técnica cirúrgica para a anatomia e a biomecânica do próprio paciente. Com essa nova ferramenta tecnológica, podemos acelerar a recuperação pós-operatória do paciente”, complementa o Dr. Fabiano Kupczik.

O ROSA® Knee possui um sistema intuitivo e planejado para cortes ósseos exatos, que ajuda o cirurgião ortopedista em toda a cirurgia. O robô oferece ainda uma ferramenta de validação para o “encaixe” exato da prótese, evitando folgas e garantindo um ajuste perfeito da prótese à anatomia do paciente.

Desenvolvido pela multinacional americana líder global em saúde musculoesquelética Zimmer Biomet, o ROSA® Knee está presente em treze hospitais de sete estados brasileiros e já são mais de de 500 cirurgias realizadas com o robô ROSA® Knee no Brasil.  Em Curitiba, são duas unidades em operação – uma no Hospital Marcelino Champagnat e outra no Hospital Pilar. 

Para quem ainda tem dúvidas sobre esse tipo de procedimento, conversamos com o Dr. Fabiano Kupczik, médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho no Hospital Marcelino Champagnat, que explicou com detalhes, alguns mitos e verdades sobre o tema:

1 – Quem opera é um robô?

Essa dúvida sempre aparece, afinal os filmes sempre apostam na tecnologia artificial, mas a realidade é outra. Esses sistemas robóticos como o ROSA® são centrados e comandados por um cirurgião devidamente habilitado para este procedimento. Quem está à frente é sempre o cirurgião e sua equipe, que comandam de forma interativa a máquina. A diferença da cirurgia robótica para os métodos convencionais é a precisão submilimétrica oferecida pela tecnologia, o que garante um resultado melhor, com um alinhamento exato e uma recuperação mais rápida do paciente, com menos dores.

2 – Qual a importância de um cirurgião devidamente capacitado para comandar uma cirurgia robótica ou a cirurgia é feita por inteligência artificial?

O cirurgião precisa ter todo o conhecimento na anatomia, conhecer o paciente, saber todos os princípios técnicos da colocação da prótese e dos nuances da cirurgia de artroplastia total do joelho. É ele quem deve saber e conhecer os os diferentes tipos de procedimentos, e o cirurgião e equipe têm a consciência de que o robô não faz tudo sozinho. É o cirurgião quem realiza o balanço ligamentar individualizado para cada caso e para cada joelho, então, o robô funciona como um “auxiliar” no centro cirúrgico. Robôs como o ROSA® foram desenvolvidos para ajudar o trabalho dos cirurgiões, e não são autônomos, nem operam por inteligência artificial. O sistema fornece uma análise contínua dos dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos. O ROSA® Knee fornece imagens pré-operatórias baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e plano da anatomia óssea de um paciente, além do mapeamento intra-operatório em tempo real da anatomia, do movimento e da tensão dos ligamentos do joelho, ajudando os especialistas a personalizarem o procedimento e a otimizarem a colocação dos implantes da prótese.

3 – Essa cirurgia é mais comum em pessoas idosas?

Sim, mas a cirurgia robótica não tem uma limitação de idade! A prótese total do joelho geralmente é mais indicada em pessoas acima dos sessenta anos, mas a idade não é mais um fator determinante. Atualmente, vemos muitos pacientes jovens com artrose na qual nenhum outro tipo de tratamento pode ser realizado. Assim, estes pacientes também podem fazer a cirurgia de prótese com auxílio da robótica. Da mesma maneira, pessoas ainda mais idosas podem ter benefícios com o auxílio da robótica, afinal, trata-se de um procedimento menos invasivo que torna mais rápida a recuperação do paciente.

4 – Como é a cirurgia?

Existe um planejamento pré-operatório, no qual o paciente faz radiografias ou outros exames de imagem para uma análise minuciosa antes da cirurgia. As imagens destes exames são digitalizadas para um maior detalhamento da anatomia e do planejamento dos cortes ósseos, do posicionamento e do tamanho da prótese, do alinhamento que o paciente tem e do alinhamento que o cirurgião deixará. Assim, conseguimos planejar a cirurgia com antecedência e em detalhes.

A cirurgia é realizada sob anestesia e o cirurgião faz o acesso cirúrgico na frente do joelho e retira todos os osteófitos ou saliências ósseas causadas pela artrose. Dentro do joelho, os resquícios de meniscos e ligamentos cruzados também são retirados, deixando a articulação  preparada para a confecção dos cortes ósseos guiados pelo robô. Então, são instalados sensores do robô em pequenas antenas nos ossos do fêmur e da tíbia. Essas antenas são retiradas ao final da cirurgia, mas elas servem para que o robô reconheça a articulação do joelho e todo o membro inferior do paciente. Depois disto, são feitas todas as captações e as marcações de pontos anatômicos do joelho e a avaliação do eixo mecânico de todo o membro inferior. Assim, o cirurgião alia os dados do planejamento pré-operatório com as informações intra-operatórias, e identifica a tensão de ligamentos colaterais que serão preservados na cirurgia.

Definindo o planejamento, são realizados os os cortes ósseos com o auxílio do robô, sendo que estes cortes tem precisão submilimétrica e com variações de apenas meio grau. Ou seja, tanta precisão é algo que o olho humano não tem capacidade de identificar, sendo este é um grande diferencial para a cirurgia convencional. Os implantes metálicos da prótese são então colocados e fixados com o auxílio de um cimento ósseo específico e, ao final, coloca-se um polietileno que é o componente plástico que fica entre os componentes metálicos femoral e tibial.

5 – Quem passa por uma cirurgia de prótese do joelho demora meses para voltar a andar?

Sobre o pós-operatório, temos observado que os pacientes submetidos à cirurgia robótica têm uma recuperação mais rápida com a vantagem de ser uma cirurgia menos agressiva e com maior precisão técnica no equilíbrio dos ligamentos do joelho, e tudo isso acelera a reabilitação. Assim, o paciente acaba tendo menos dores e fica apenas um dia no hospital. No dia seguinte da cirurgia, o paciente já inicia o processo de reabilitação e fisioterapia. Então, ainda há uma discussão no meio ortopédico sobre o tempo final da recuperação após a cirurgia robótica, mas o que vemos na prática é a grande satisfação dos pacientes em relação à recuperação mais precoce.

Sobre o ROSA® Knee

ROSA® Knee System é um sistema cirúrgico assistido por robô, projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho, com recursos para auxiliar nas ressecções ósseas, bem como avaliar o estado dos tecidos moles para facilitar o posicionamento do implante no período intraoperatório. O sistema fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos. O ROSA® Knee System apresenta o protocolo de imagem X-Atlas™ – que fornece imagens pré-operatórias baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e plano da anatomia óssea de um paciente – e mapeamento intraoperatório em tempo real da anatomia e movimento de um paciente, para ajudar os cirurgiões a personalizarem procedimentos e otimizarem a colocação do implante. Para mais informações acesse o hotsite em portugues do ROSA® Knee www.rosaknee.com.br

Sobre a Zimmer Biomet

Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fabrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados. A companhia colabora com profissionais de saúde em todo o mundo para aumentar o ritmo da inovação. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet possui operações em mais de 25 países e comercializa seus produtos em mais de 100 localidades.

Para mais informações, acesse www.zimmerbiomet.com ou siga a Zimmer Biomet Brasil no Linkedin  http://linkedin.com/showcase/zimmerbiometbrasil .

Referências*

1.            Bourne, R., et al. Patient Satisfaction After Total Knee Arthroplasty: Who Is Satisfied and Who Is Not? Clinical Orthopaedics and Related Research. 468: 57–63; 2010.

2.    Pre-Surgical & Post-Surgical Patient Insights & Needs PPTX. Market Strategies International. 30 de março de 2009.

*Dr. Fabiano Kupczik é médico ortopedista especialista em cirurgia no joelho, Doutor em Ciências (USP), Mestre em Cirurgia (PUCPR) e Chefe do Grupo do Joelho do Hospital Universitário Cajuru-PUCPR.

CRM-PR 16.893 RQE 11.718

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

Ester Corrêa

Ester Corrêa: Jornalista MTB 0012461/PR Enfermeira com Pós-graduação em em SCIH (serviço de controle em infecção hospitalar) pela universidade estadual de Londrina – UEL Experiência em auditoria hospitalar de operadora de Saúde – retrospectiva e in loco Coren/280392 . Especialização em saúde da família Colunista de Saúde de O Diário de Maringá.. Contato: estercorrea@odiariodemaringa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *