Eduardo Betini: “Programa Vigia foi fundamental para a segurança das fronteiras brasileiras”
O agente da Polícia Federal e atual candidato a deputado Federal Eduardo Betini pelo PODEMOS, está em visita desde ontem à região de Guaíra. Na segunda-feira dia 05/09/2022 realizou uma palestra para as forças de segurança, sociedade acadêmica e para à população em geral no Anfiteatro da UNIPAR em Guaíra. Foram abordados os temas “O Novo Cangaço” e o projeto de lei 5365 que tipifica o crime de domínio de cidades. Hoje, 06/09/2022 ele cumpre novos compromissos na cidade, dentre eles uma conversa com o Prefeito e empresários locais.
Betini elaborou e apresentou um estudo de casos da operação Miguelito, que aconteceu no âmbito da operação da Polícia Federal de Maringá no ano de 2017, que reduziu em 92% esse tipo de crime na região norte e noroeste do Paraná.
Também teceu comentários sobre o Programa Vigia, idealizado e implementado por uma equipe sob a sua coordenação no início do ano de 2019 quando ocupou o cargo de Coordenador Geral de Fronteiras do Brasil do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O programa teve como ponto de partida a região fronteiriça de Guaíra, onde equipes da Polícia Federal, Exercito Brasileiro, Polícia Militar e Polícia Civil, em uma ação conjunta e integrada, foram fundamentais para o combate aos crimes transfronteiriços.
“Foi uma ótima oportunidade para explicar e debater sobre os crimes do novo cangaço e domínio de cidades, o PL 5365 que agora foi para análise e votação no Senado e também sobre o desenvolvimento dessa política pública de resultados que foi um sucesso em relação à proteção das fronteiras brasileiras”,