7 maiores cidades de Portugal: quais são e o que conhecer em cada uma delas
As maiores cidades de Portugal, geralmente, estão entre os destinos mais procurados por turistas que buscam conhecer o Velho Mundo. Isso porque, ainda que não sejam metrópoles como as que encontramos no Brasil, elas possuem infraestrutura completa para receber turistas. E claro, oferecem opções culturais, de lazer e gastronômicas capazes de proporcionar uma experiência única.
Por isso, confira abaixo as maiores cidades de Portugal e o que conhecer e fazer em cada uma delas. Com a informação que separamos aqui, é só contratar seu seguro viagem e fazer as malas para curtir um passeio único. Boa leitura!
Quais as maiores cidades de Portugal?
Primeiramente, é importante considerar que a lista que preparamos leva em conta a população e não a extensão territorial. Isso porque há casos como Odemira, Alcácer do Sal e Castelo Branco, que mesmo ocupando os 3 primeiros lugares em tamanho, não possuem um fluxo turístico tão grande como outras.
Em números totais, Portugal possui 308 cidades e uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes. Ou seja, todo o país tem menos habitantes do que a cidade de São Paulo, que já ultrapassa os 12 milhões.
Por lá, considera-se grandes áreas metropolitanas as regiões com população superior a 350 mil habitantes e composição a partir de 10 cidades. Lisboa e Porto destacam-se neste quesito, e são as maiores cidades de Portugal além das maiores áreas urbanas.
Lisboa
A capital de Portugal não é apenas a maior cidade do país como o mais importante. Isso porque é possível afirmar que o centro político, cultural e gastronômico lusitano começa ali. De acordo com estatísticas do governo português, são mais de 14 milhões de turistas por ano e a época mais recomendada para conhecer Lisboa é entre abril e setembro.
Entre junho, julho e agosto, a cidade tem sua alta temporada, com dias de mais sol e o fim de tarde se estendendo até horários mais longos.
As principais atrações de Lisboa são o Parque das Nações, o Oceanário, a Praça do Comércio, o Castelo de São Jorge e a Torre de Belém.
Sintra
Por sua vez, Sintra tem quase 400 mil habitantes e fica tão próximo de Lisboa que é bastante comum até mesmo o passeio de bate-volta desde a capital.
As 3 atrações mais visitadas em Sintra são o Palácio de Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros. Além disso, mesmo sendo uma das maiores cidades de Portugal, Sintra oferece o bucolismo das vilas portuguesas.
Para quem prefere a visitação em museus e conhecer a história do país, é possível colocar no roteiro os palácios de Monserrate, Seteais e Queluz. Em ambos, a impressão que se tem é de estar em um conto medieval, com muito requinte e história viva da época das grandes navegações portuguesas.
Vila Nova de Gaia
O município de Vila Nova de Gaia fica de frente para a cidade do Porto, do outro lado do Rio Douro. Para o acesso entre os dois locais, existe a famosa Ponte Dom Luís I.
O passeio é ideal para quem pensa em degustar vinhos do porto e ter a melhor experiência visual da cidade, já que há diversos mirantes e restaurantes que utilizam da vista para encantar os turistas.
A Ponte Dom Luís I data do fim do Século 18 e em suas proximidades está o calçadão do comércio, com diversas lojas de souvenirs e restaurantes com a legítima comida portuguesa.
A cidade ainda oferece um passeio de teleférico de pouco mais de 5 minutos.
Porto
Com casas antigas e azulejos adornando boa parte da arquitetura do período colonial, a cidade do Porto está entre as maiores cidades de Portugal e também merece atenção pelo seu charme. Além disso, seus casarios e museus passam por revitalização há anos, o que amplia o atrativo turístico e cultural.
Em Porto, não deixe de visitar uma das livrarias mais conhecidas e famosas do mundo, a Lello. De acordo com a biografia da autora, suas escadarias serviram de inspiração para os livros do Harry Potter.
Por último, conheça o Palácio de Cristal e da Bolsa e a Torre e Igreja dos Clérigos.
Cascais
Com cerca de 200 mil habitantes, a cidade de Cascais oferece encantos únicos devido à beleza de suas praias, como por exemplo, Cascais e Estoril. Ou seja, é uma opção incrível para quem busca boa infraestrutura, restaurantes e deseja curtir dias de sol frente ao mar.
Em sua região central, é possível passear por ruas litorâneas e coloridas, além de chegar com facilidade até o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. Com um extenso paredão rochoso e enormes falésias, você irá se apaixonar pela beleza do Oceano Atlântico.
Loures
A população de Loures é basicamente a mesma de Cascais, mas mesmo assim o destino não é tão comum para quem busca as maiores cidades de Portugal para visitar. Entretanto, toda a região possui dedicação exclusiva à produção de vinhos, e é altamente recomendada para os amantes da bebida.
Por exemplo, há locais em Loures com exposições permanentes dedicadas à produção de vinhos, além de museus e restaurantes sofisticados.
Mas se sua intenção é história e cultura, Loures ainda tem o imponente Castelo de Pirescoxe e o Palácio do Correio-Mor, que une palácio, igreja, fonte e aqueduto em uma construção única e imponente.
Braga
Para terminar a lista das maiores cidades de Portugal temos Braga, popularmente conhecida como a “Roma portuguesa”. Isso porque são mais de 30 igrejas por ali, o que a torna um destino incomparável para quem busca história religiosa ou de fé.
Em Braga, a Catedral da Sé se destaca por ser a mais antiga e abrigar diversos estilos arquitetônicos.
Outras atrações são o Arco da Porta Nova, o Jardim de Santa Bárbara, o Museu Pio XII e o Santuário Bom Jesus do Monte. Este último, inclusive, serviu de inspiração para o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, na cidade mineira de Congonhas.