Onde empreender em 2023?
O que estará em alta no mercado? É hora dos empreendedores analisarem onde é melhor investir no ano que virá
Segundo dados do Sebrae, em 2023 as tendências de mercado que irão se destacar estão relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, mudança demográfica, delivery e outras. Quem comenta sobre esse novo cenário é a consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, especialista em empreendedorismo e consultora de negócios:
Área de tecnologia
Sem dúvidas, a área que mais vem se destacando é a tecnológica. E não vale só copiar o que já existe. É preciso inovar, pensar do ponto de vista do cliente e apresentar benefícios do seu negócio como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade, etc. É preciso também aumentar a visibilidade no mundo digital e usar da melhor maneira possível as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras. Se prepare para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Crie notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Mais do que vender, divulgar o propósito da sua empresa é o pulo do gato dos negócios
CDI Comunicação é a nova parceira da PBSF (Protecting Brains & Saving Futures)
Sustentabilidade
Podemos ter milhões de dados, estar dentro do Metaverso, mas no final do dia, continuamos a ser de carne e osso. O mantra do mercado agora atende por três letras: ESG (Ambiental, Social e Governança). Os consumidores não têm mais olhos para marcas poluidoras e as empresas precisam assumir seu papel na promoção da vida e de um ambiente melhor para as pessoas, colaboradores, fornecedores, investidores e consumidores. A ganância não serve mais a ninguém. As empresas adotarão essa mentalidade por conta da própria sobrevivência do planeta.
Mudança demográfica
A população idosa brasileira envelhece a uma taxa superior à média mundial. O mercado brasileiro é relevante e a população idosa apresenta uma grande especificidade nos produtos e serviços demandados e, por ser uma população com renda maior do que a população mais jovem, isso terá impacto na estrutura de produtos e serviços que serão necessários.
UPAs de Curitiba encontram condições precárias de trabalho e de atendimento à população
Delivery
Com a pandemia, as compras on-line ganharam destaque. O mercado mudou muito e novas oportunidades se abrem a partir desse contexto. Pense nas vezes que precisou comprar algo nos últimos tempos e foi difícil ou você não achou. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre problemas e soluções e elenque todas as ideias dentro da sua área de interesse. E, claro, não esqueça de investir na logística da entrega.
Participei da Comunidade de Notícias do O Diário de Maringá neste link
Vídeo: a nova comunicação
O mercado audiovisual brasileiro vem ganhando força ano após ano e faz parte das tendências de negócios para 2023. Segundo o Relatório de Tendências do Sebrae, o vídeo se tornará o novo padrão de comunicação e se tornará cada vez mais o recurso padrão no futuro. E para isso, as empresas e instituições precisarão de produtos e serviços direcionados para esse nicho.
Experiências:
Quanto mais tecnológico o mundo, mais o ser humano tem o desejo e a necessidade de experienciar o simples e o palpável. No auge do acesso à conectividade, vivenciar experiências nunca foi tão especial e terapêutico. Viver momentos do mundo tátil, como estar em contato com família, amigos e natureza, é uma maneira de desconectar-se temporariamente dos agitos da vida contemporânea e finalmente relaxar. Quem se dedicar a esse tipo de produto e serviço pode colher bons frutos nos próximos anos.
Mais sobre Alice Salvo Sosnowski
Jornalista, escritora, professora, especialista em empreendedorismo e soft skills, criadora da metodologia O pulo do gato empreendedor©, foi eleita em 2019 uma das Top Voices no LinkedIn. Também é mestranda em empreendedorismo pela FEA/USP e desenvolve conteúdo, palestras e workshops sobre negócios da nova economia e comportamento empreendedor. Além disso, é autora do livro Empreendedorismo para Leigos e de uma série de e-books que ajudam o empreendedor a planejar e executar seu negócio por meio da inovação e colaboração. Veja mais em: www.opulodogatoempreendedor.com.br