Duas rodovias federais do Paraná receberão melhorias para escoamento da safra agrícola
O deputado Zeca Dirceu (PT) confirmou nesta quarta-feira, 8, que duas rodovias do Paraná – a BR-277 e BR-163 – estão no plano de obras do Ministério do Transportes das 39 ações prioritárias para melhorar garantir o escoamento da safra agrícola 2022/2023 aos principais portos do país. “Na audiência com o ministro Renan Filho, ele adiantou o plano de ação de 100 dias que prevê R$ 2,7 bilhões na retomada de obras, licitações e novas ordens de serviços nas principais rotas de exportação das rodovias brasileiras”, disse o deputado.
Nova técnica permite diagnosticar o Alzheimer com precisão
Na BR-227, segundo o plano de ação para este ano, está a recuperação de um quilômetros de pontos críticos da principal rodovia paranaense, que liga o Paraguai e as regiões oeste e dos campos gerais ao Porto de Paranaguá. E na BR-163 – trecho paranaense de 330 quilômetros entre as regiões oeste e sudoeste com entroncamento na BR-77 em Cascavel – terá a duplicação e adequação de 38 quilômetros da rodovia.
“São duas rodovias importantes porque fazem parte dos principais eixos logísticos para o escoamento das safras do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e do Paraguai ao Porto de Paranaguá”. observa Zeca Dirceu.
Eventos com temática consciente em Curitiba
Do porto paranaense, as commodities são exportadas para diversos países. A estimativa da Federação da Agricultura do Paraná, a produção estadual de 25,5 milhões de toneladas de grãos – 21,4 milhões de toneladas somente de soja e 4,1 milhões de toneladas de milho. Parte desta produção é exportada, principalmente via Porto de Paranaguá.
Corredores de exportação
O ministro Renan Filho já mapeou os principais problemas que atingem as rodovias. O escoamento da safra 2022/2023 deve ter seu fluxo intensificado a partir da segunda quinzena de fevereiro, atingindo o pico entre março e abril. A expectativa é de que 141 milhões de toneladas de grãos sejam exportados neste ano.
“Todas as rodovias principais estão elencadas para receber investimentos. Nossas rodovias vão deixar de piorar e vão passar a melhorar”, afirmou o ministro Renan Filho, destacando o montante previsto de investimentos públicos para 2023. No Plano de 100 dias, são R$ 1,7 bilhão garantidos em 311 empreendimentos.
Até o fim do ano, o Ministério do Transportes prevê aplicar R$ 2,7 bilhões em obras e manutenção das principais rotas de escoamento. Neste cenário, além das 39 ações prioritárias, estão previstas outras 34 ações em obras de manutenção de rodovias do chamado corredor sul-sudeste até o fim do ano.
(com informações do Ministério do Transportes)