Urgente: Maringá pode ter outra chuva de granizo com ventos de até 60 km/h ainda hoje
De acordo com o aviso do INMET, há um risco de chuva forte, ventos intensos e queda de granizo em Maringá,, a partir das 00h40 do dia 19 de outubro de 2023. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
Qual a velocidade do vento para derrubar árvore sadia?
Até o momento, às 16h24, não há indícios de chuva forte na região. No entanto, há instabilidades mais fortes no Paraguai e Mato Grosso do Sul que podem se aproximar de Maringá até a noite.
Maringá registra vento mais forte em 47 anos, segundo dados da estação climatológica da UEM/INMET
É importante ficar atento às condições meteorológicas e tomar medidas de precaução, como:
- Evitar sair de casa durante a chuva forte;
- Se estiver na rua, procurar abrigo em um local seguro;
- Se estiver dirigindo, reduzir a velocidade e aumentar a distância entre os veículos;
- Proteger objetos que podem ser danificados pela chuva ou pelo vento.
- Fique atento às condições meteorológicas e tome medidas de precaução para se proteger de chuvas fortes.
- Urgente: o prefeito Ulisses Maia e o diretor Welynton Souza do Hospital Municipal de Maringá têm conhecimento do depoimento desse paciente?
De acordo com a escala de Beaufort, que quantifica os ventos e indica suas consequências, velocidades do vento de 55 a 65 km/h já são capazes de provocar quebra das árvores, enquanto ventos de 78 a 90 km/h são responsáveis pelo arranquio, com consideráveis danos estruturais .Segundo o Departamento de Ciências Florestais da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo), ventos acima de 60 km por hora podem derrubar árvores boas e ruins, jovens e velhas. Veja a tabela