Professora Inspiração: iniciativa valoriza docentes para impulsionar ensino público na Grande Curitiba

Professora Inspiração: iniciativa valoriza docentes para impulsionar ensino público na Grande Curitiba

A Educação Básica no Brasil é feita, na sua grande maioria, por mulheres. Elas são quase 80% do corpo docente, de acordo com o Censo Escolar 2022. Por isso, a partir desta segunda edição, o programa idealizado pelo Rotary Club Satélite de Curitiba Norte Inspiração passa a se chamar Professora Inspiração, com o objetivo de apoiar o aperfeiçoamento profissional e valorizar essas profissionais tão necessárias.

“O programa foi desenvolvido por meio da escuta junto aos professores. A desvalorização e a falta de aperfeiçoamento profissional foram os pontos mais recorrentes mencionados por eles. Por isso, desenvolvemos a iniciativa Professora Inspiração, para valorizar e capacitar docentes e, assim, impulsionar a Educação, em especial das regiões mais vulneráveis da nossa cidade”, explica a rotariana Raphaella Caçapava, uma das idealizadoras da iniciativa e coordenadora do projeto.

Em 2022, participaram da iniciativa 30 professoras da Escola Municipal Professora Joana Raksa, no Caximba, e da Escola Municipal CEI do Expedicionário, no Novo Mundo. Neste ano, além dessas, se juntaram ao projeto a Escola Municipal João Amazonas, no Tatuquara, e o CEI Romário Martins, na Vila Leonice, totalizando 36 profissionais atendidos. “Se queremos promover uma Educação mais equitativa, precisamos fornecer ferramentas para que educadores dessas regiões possam estar mais preparados para os desafios que essas escolas enfrentam, além de oferecer mais recursos para que as crianças também possam aproveitar da melhor forma o processo de ensino-aprendizagem”, acrescenta Raphaella.

Durante os próximos meses, os professores dessas escolas participarão de workshops práticos sobre “metodologias ativas e tecnologias educacionais” e “neurociência e relações comportamentais”. “Ao término de cada imersão, os educadores serão desafiados a colocar o tema em prática em sala de aula. No encontro seguinte, eles vão compartilhar entre si os desafios e as conquistas dessa prática”, destaca a coordenadora.

A grande novidade desta edição é o Educathon: uma maratona para educadores, profissionais da Educação e a comunidade proporem soluções para os desafios da Educação. “Vamos ficar imersos durante o dia 11 de novembro para criarmos, juntos, ideias para a Educação da nossa cidade”, destaca Raphaella. As melhores propostas serão premiadas no evento.

Todos os encontros acontecem nos espaços da UP Experience, no campus Ecoville da Universidade Positivo (UP). “O programa Professora Inspiração utiliza toda a nossa estrutura, com espaços inovadores e diversificados e equipamentos modernos, com a intenção de promover um ambiente que valorize cada participante. O projeto é uma oportunidade de conhecer as mais diversas histórias destes profissionais que se engajam por uma Educação pública de qualidade e referenciada socialmente”, ressalta Valéria Brasil, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo (UP), parceira do Rotary nessa iniciativa.

Um professor que inspira, transforma a Educação

“A Educação quase sempre é a resposta quando questionamos sobre o ponto mais importante para melhorar nossa sociedade. Entretanto, quando olhamos para o sentimento dos educadores, 77% deles se sentem desvalorizados. Portanto, observamos que o discurso e a prática estão muito distantes”, lamenta Raphaella.

Na primeira edição, o projeto recebeu um aporte de US$ 30 mil, que financiou a compra de tecnologias que estão apoiando o aprendizado tecnológico, a alfabetização e o letramento das 2 mil crianças atendidas. “As Mesas Educacionais são um ótimo recurso porque unem tecnologia e material concreto. Elas permitem tornar essa etapa da Educação muito mais lúdica e divertida, além de ser totalmente adaptada para uma Educação mais inclusiva”, revela a coordenadora. Parte dos recursos vieram de Rotary Clubs do exterior, como Índia e Inglaterra, e de parceiros locais como os Rotary Clubs de Curitiba Cinquentenário, Curitiba Marumby e Curitiba Norte. Um novo pedido será submetido nos próximos dias para que as novas escolas participantes possam se beneficiar dessas tecnologias.

O desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado nas redes sociais do Rotary @rotarycwbinspiracao e no site www.rotarycwbinspiracao.org.br 

Redação

Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *