Local da tatuagem pode influenciar na dor e cicatrização

Local da tatuagem pode influenciar na dor e cicatrização

Um estudo realizado pelo Instituto Dalia, da Alemanha, mostrou que o Brasil está entre os dez países do mundo com mais pessoas tatuadas. Já em 2018, os brasileiros ocupavam a oitava posição no ranking, onde também mostrou que cerca de 38% das pessoas de todas as nacionalidades, contam hoje, com pelo menos uma tatuagem no corpo. 

A principal visão que as pessoas têm sobre tatuagens, independentemente de quantas elas possuem, é acerca do nível de dor e do processo de recuperação, de acordo com o estudo desenvolvido pelo mesmo instituto alemão. Apesar de ser algo completamente estético, o que ocorre no corpo se assemelha a uma cirurgia, por mais que a região afetada seja pequena.

Portanto, quando a cicatrização começa, o local dela define coisas como o tempo de recuperação e os cuidados que devem ser tomados. Para Daniel Couto, proprietário do estúdio iTattoo Club, “quando a tatuagem é feita em lugares mais simples, como antebraço, costas, panturrilha e alguns outros, o processo passa a ser mais ‘fácil’, o que facilita para quem tem menos resistência a dor e não gosta de tudo o que envolve a cicatrização, sendo ideal para quem busca a primeira tatuagem”.

Além disso, existem locais do corpo onde esse processo é bastante demorado e mais complexo, assim como funcionaria com qualquer tipo de machucado, por exemplo. Portanto, se tratando de tatuagens, o natural é que os que as fazem pela primeira vez busquem evitar locais como as mãos, pés, articulações, costelas e pescoço.

O motivo dessa escolha, no caso das mãos, pés e articulações, passa muito pela demora na cicatrização completa. Assim como em qualquer machucado, a pele em regiões de mais movimento e contato com outros lugares e corpos, demora mais tempo para se recuperar totalmente. Dessa forma, ao fazer uma tatuagem, esses locais irão apresentar os mesmos problemas.

Porém, para os que decidem prosseguir com a ideia, o mais importante é saber como cuidar da região da melhor forma, tomando todas as precauções pedidas pelo tatuador responsável. Dentre esses cuidados estão os pedidos de maior hidratação na área, uso de protetor solar, higiene do local com o uso de sabonetes líquidos, além dos demais cuidados, já conhecidos.

Entretanto, quando o motivo de escolha é definido pelo nível de dor suportado, lugares como costelas, peito e regiões com menos pele e mais contato com o osso tendem a ser evitados pelas pessoas. Segundo Daniel, “essa é uma decisão individual e que deve ser analisada pela pessoa com cuidado. Não há problema em querer evitar a dor e ter tatuagens. Cada um decide como quer fazer”.

Portanto, o ideal, de acordo com os especialistas, é que quem quiser fazer sua primeira ou próxima tatuagem, escolha com cuidado e paciência o lugar preferido. Enquanto alguns lugares podem doer mais para as pessoas, outros também trazem os problemas relacionados à recuperação, como um tempo maior e mais cuidados necessários.

iTattooClub

Rua Dr. Paulo Vieira, 156

Sumaré, São Paulo – SP

Próximo ao Metrô Vila Madalena

Estúdio rotativo de tatuagem

Atendimento com horário agendado.

Contato: (11) 98623-2991

DINO