Tempo de abertura de empresas em 2023 bate recorde em 2023

Tempo de abertura de empresas em 2023 bate recorde em 2023

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Mapa de Empresas do governo federal, os estados brasileiros conseguiram diminuir o tempo de abertura de uma empresa de 4 dias e 10 horas em 2019 para apenas 1 dia e 2 horas em 2023, uma redução de 71% no tempo em cinco anos. Esse número é o recorde no levantamento histórico do governo federal já que mesmo em relação a 2022, a redução de tempo para abertura de uma empresa foi de 23%. 

O tempo total de abertura de empresas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, de validação cadastral que os órgãos efetuam e de efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

Além dessa conquista significativa, outros dados revelam mudanças importantes no ecossistema empresarial do país:

  • Crescimento nas aberturas de empresas: Apesar do aumento nas extinções, o Brasil também observou um crescimento no número de empresas abertas. Esse número atingiu um pico em 2021 com 4.030.703 novas empresas, indicando um espírito empreendedor robusto e uma economia dinâmica, capaz de gerar novas oportunidades de negócios mesmo em tempos desafiadores.
  • Evolução no setor de filiais: O setor de filiais também mostra um crescimento estável. O número de filiais abertas aumentou gradualmente de 89.660 em 2019 para 103.582 em 2023. Esse aumento sugere uma expansão contínua de negócios já estabelecidos, refletindo a confiança dos empresários na economia brasileira.
  • Aumento nas extinções de empresas: Um dado que chama atenção é o aumento contínuo no número de empresas extintas, passando de 1.196.217 em 2019 para 2.153.840 em 2023. Esse aumento pode refletir uma série de fatores, incluindo o impacto da pandemia e a dinâmica de mercado, onde empresas menos competitivas ou adaptadas às novas realidades são naturalmente substituídas por outras mais inovadoras e resilientes.

De acordo com Rafael Caribé, CEO da Agilize Contabilidade Online, que auxilia milhares de empresas na abertura de seus CNPJs, essas tendências apontam para um ambiente empresarial no Brasil que está se tornando cada vez mais ágil e adaptável, oferecendo um terreno fértil para inovação e crescimento econômico. 

“A redução nos tempos de abertura, viabilidade e registro de empresas não apenas facilita a vida dos empresários, mas também estimula a entrada de novos players no mercado, fortalecendo a economia como um todo”, comenta.

O cenário é particularmente promissor para novos empreendedores e investidores que buscam aproveitar as oportunidades em um mercado em rápida evolução. Com processos mais eficientes e um ambiente de negócios vibrante, o Brasil se posiciona como um destino atraente para o empreendedorismo e a inovação.

Neste cenário, a tecnologia é grande aliada na redução dos processos burocráticos e um dos fatores que compõem o cenário mostrado pelos números de 2023. “A evolução tecnológica vem ajudando o empreendedor brasileiro desde a abertura até a gestão dos negócios. Com isso, cada vez mais pessoas concretizam os planos de empreender, seja com contabilidade online, bancos digitais e sua facilidade para criar contas PJ; avanços nos portais do governo; softwares para gestão, cada vez mais integrados etc”, explica Caribé.

Embora os desafios persistam, especialmente em relação ao número crescente de empresas extintas, os dados indicam um equilíbrio entre o fechamento de negócios e a abertura de novas empresas, refletindo a dinâmica natural de uma economia saudável e em transformação.

 

Bahia e São Paulo se destacam no tempo de abertura da empresas em 2023

Em um cenário econômico onde cada segundo conta, o Brasil demonstrou um progresso notável na redução do tempo médio para abertura de empresas, conforme evidenciado por uma análise comparativa dos dados de 2022 e 2023 do Mapa das Empresas do governo federal. Este avanço reflete não apenas uma mudança na dinâmica empresarial do país, mas também uma promessa de maior agilidade e eficiência no ambiente de negócios.

Destaque Nacional: A surpreendente melhoria da Bahia

A Bahia se destacou com uma redução impressionante no tempo médio de abertura de empresas, caindo de cerca de 71.1 horas em 2022 para aproximadamente 14.4 horas em 2023. Este é um exemplo notável de eficiência, colocando o estado como um modelo para reformas administrativas e burocráticas.

São Paulo e Santa Catarina: grandes estados, grandes avanços

São Paulo, o gigante econômico do país, também apresentou uma melhoria significativa, reduzindo o tempo médio de 79.9 horas em 2022 para 57.6 horas em 2023. Embora ainda seja o estado com o maior tempo médio, essa mudança indica um esforço consciente para facilitar o empreendedorismo. Da mesma forma, Santa Catarina mostrou uma redução de quase 20 horas, passando de 68.8 horas para 49.1 horas no mesmo período.

Consistência em Minas Gerais: estabilidade admirável

Minas Gerais merece uma menção especial por sua consistência, mantendo um tempo médio praticamente inalterado de cerca de 48.7 horas ao longo dos dois anos. Essa estabilidade sugere um sistema já otimizado para a abertura de empresas.

Regiões Brasileiras: Melhorias em larga escala

Em um olhar mais amplo, todas as cinco regiões do Brasil apresentaram melhorias significativas. A região Sudeste, embora ainda detenha o maior tempo médio, reduziu de 63.8 horas para 50.1 horas. A região Centro-Oeste liderou a eficiência, diminuindo de 33.8 horas para aproximadamente 23 horas.

Conclusão: Rumo a um futuro empresarial mais ágil

Em suma, o Brasil está pavimentando o caminho para se tornar um dos países mais promissores para a abertura de novas empresas, demonstrando um comprometimento com a eficiência e a inovação no cenário empresarial. Este progresso não apenas beneficia os empresários nacionais, mas também atrai olhares de investidores internacionais, posicionando o país como um destino atraente para o desenvolvimento de negócios.

 

DINO