Com super mutirão de combate à dengue, Prefeitura vistoria mais de 1.700 imóveis e conscientiza cerca de 6 mil pessoas

Com super mutirão de combate à dengue, Prefeitura vistoria mais de 1.700 imóveis e conscientiza cerca de 6 mil pessoas

O combate à dengue é uma tarefa diária e que envolve a união entre o município e a comunidade. No sábado, 3, a Prefeitura de Maringá realizou um super mutirão em todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde estiveram em 3.083 imóveis. Desse total, em 1.711 imóveis foram realizadas vistorias e em outros 1.372 não havia ninguém na residência. Os agentes eliminaram focos do mosquito da dengue em 2% das residências vistoriadas.

Marcos Meier é o novo embaixador da coleção Laços da Aprende Brasil

Por meio da ação, cerca de 6 mil pessoas foram orientadas sobre medidas de prevenção da doença. Para o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o super mutirão foi fundamental para envolver a comunidade nas ações de combate à dengue. “Nossos agentes conversaram com as pessoas e orientaram sobre os cuidados necessários. Essa conscientização é muito importante para que poder público e população possam estar unidos no combate à doença”, disse. 

O segredo por trás dos contornos perfeitos

No sábado, 3, as 35 UBSs também ficaram abertas no período da manhã, das 8h às 12h, para atendimento da comunidade. Além de orientações sobre a dengue, as equipes realizaram vacinação, coleta de preventivo e atualização cadastral. No total, houve aplicação de mais de 250 doses de vacinas e foram realizados 200 exames.

Cuidados – A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Outras medidas fundamentais também devem ser adotadas, como a limpeza do quintal, destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras.

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maringá 77 anos

Isso vai fechar em 20 segundos