Prefeitura realiza mutirão de exames e zera fila de mulheres que aguardam colocação do DIU

Prefeitura realiza mutirão de exames e zera fila de mulheres que aguardam colocação do DIU
A gestão municipal promove ações voltadas ao bem-estar e saúde feminina durante o ′Mês da Mulher′. Neste mês de março, a Prefeitura de Maringá realizou mutirão de ultrassom transvaginal para atendimento de 200 mulheres que aguardam a colocação do dispositivo intrauterino, popularmente conhecido como DIU. Com a iniciativa, o município zerou a fila de pacientes que aguardavam o exame para colocação do dispositivo.
Ofertado de forma gratuita na rede municipal de saúde, o método contraceptivo é indicado para mulheres que não se adaptam ou têm contraindicações, por exemplo, ao uso de anticoncepcional. No ano passado, o número de implantações de DIU foi ampliado em 70%, com 210 inserções em 2023 contra 123 em 2022. “É compromisso da gestão municipal garantir cuidado integral com a saúde das mulheres, promovendo o autocuidado e o acesso à exames e procedimentos para o bem-estar feminino”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, oferta aplicação do DIU de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O dispositivo disponível no SUS é o de cobre, que é livre de influência hormonal, e tem validade média de 10 anos. Feito de um fio de prata revestido de cobre em formato de “T” ou “Y”, o DIU não apresenta material tóxico ou alergênico.
Confira o passo a passo para solicitar a colocação do DIU: 
A paciente que deseja fazer a inserção do DIU pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. A mulher será encaminhada para consulta de enfermagem e, posteriormente, para atendimento médico. Na sequência serão solicitados os exames, como ultrassonografia transvaginal, hemograma, teste de HIV, teste de hepatite e papanicolau.
Após todos os exames, não havendo nenhum impedimento, será agendado o procedimento de colocação do DIU. Após a inserção, a paciente será acompanhada regularmente pela UBS, para verificar se o organismo se adaptou ao DIU.
O DIU é indicado para mulheres que tenham vida sexual ativa e não desejam engravidar. Para atendimento na UBS, é necessário apresentar RG, CPF e Cartão SUS.

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul Rádio Colorado AM Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau Globo FM Maringá Rede de Rádios Maringá Metropolitana FM - Maringá Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá Record RIC TV Maringá RTV 10 Maringá Record News Rede Mercosul Estado do Paraná Outras informações: Cerimonialista Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maringá 77 anos

Isso vai fechar em 20 segundos