Sarandi: Pré-Candidato a prefeito engana população com promessas de nova UPA

Sarandi: Pré-Candidato a prefeito engana população com promessas de nova UPA

Em Sarandi, há um pré-candidato a prefeito prometendo construir mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. No entanto, essa promessa não é apenas impraticável, mas também demonstra uma falta de entendimento das normas do Ministério da Saúde ou uma tentativa deliberada de enganar a população.

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, a quantidade de UPAs que pode ser construída em uma cidade é determinada com base na população, no número de leitos de UTI e na densidade populacional. Veja a seguir como isso é definido:

Definição dos Portes Aplicáveis às UPAs 24h

PortePopulação Recomendada para a Área de Abrangência da UPA 24hNúmero Mínimo de Leitos de Observação
Porte I50.000 a 100.000 habitantes7 leitos
Porte II100.001 a 200.000 habitantes11 leitos
Porte III200.001 a 300.000 habitantes15 leitos

Segundo o censo, Sarandi tem 118.455 habitantes, o que se enquadra no Porte II. Isso significa que, de acordo com a legislação vigente, não é possível abrir uma nova UPA na cidade. O que pode ser feito é a mudança de porte e o aumento do número de leitos de 7 para 11.

Ex Capitão do MS foi preso em flagrante em Sarandi

No entanto, há a possibilidade de abrir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diferentes bairros, melhorando assim o acesso à saúde para toda a população. Portanto, se algum pré-candidato afirmar que vai abrir mais uma UPA em Sarandi, ele está mentindo para você.

PP e PL são parceiros ou comparsas?

A Prefeitura de Sarandi informa que 6 novas Unidades Básicas de Saúde estão em fase de implantação, com terrenos já regularizados, e projeta transformar atual Secretaria de Saúde em posto de atendimento médico, com estrutura adequada de serviços para cumprir funções próximas às oferecidas pela UPA. Isso será feito assim que o novo Paço Municipal for concluído, para onde será deslocada a parte administrativa da Secretaria de Saúde, permitindo que o prédio seja totalmente usado para atendimentos médicos específicos. O novo paço etá com cerca de 90% das obras concluídas. Também está em fase de projeto a reforma e ampliação da UPA

Os eleitores precisam estar cientes das limitações e realidades do planejamento de saúde pública, para que possam fazer escolhas informadas nas próximas eleições. A saúde da nossa comunidade é um assunto sério e deve ser tratado com transparência e responsabilidade.

Assista a TV Diário

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *