Comentarista da Jovem Pan Maringá supostamente faz ataques misóginos a vereadoras de Curitiba

Comentarista da Jovem Pan Maringá supostamente faz ataques misóginos a vereadoras de Curitiba

As vereadoras de Curitiba foram alvo de suposto ataques misóginos devido às roupas que usaram durante a cerimônia de posse, realizada na última quarta-feira (1º). Uma publicação do Blog do Tupan que também é comentarista da Jovem Pan Maringá afirmou que as parlamentares “resolveram sexualizar com decotes provocantes” e destacou imagens das vereadoras assinando o termo de posse. A postagem gerou ampla repercussão e foi repudiada pelas parlamentares em nota conjunta publicada pela Câmara Municipal.

Líder do prefeito ou oportunista? A escolha que pode definir o sucesso de uma gestão

Na nota, as vereadoras destacaram que o material desrespeitou a “dignidade, a honra e o papel institucional das vereadoras”. Elas afirmaram que “o teor do texto é inaceitável e reforça estereótipos que minimizam a atuação política das mulheres, reduzindo-as a aspectos físicos e tentando desviar o foco de sua competência e compromisso com a sociedade. Esse tipo de abordagem, além de ofensiva, vai contra os princípios constitucionais de igualdade, dignidade e respeito, fundamentais em uma democracia”.

Atualmente, a Câmara de Curitiba conta com a maior bancada feminina de sua história, composta por 12 mulheres: Amália Tortato (Novo), Andressa Bianchessi (União), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Indiara Barbosa (Novo), Laís Leão (PDT), Meri Martins (Republicanos), Professora Angela (PSOL), Rafaela Lupion (PSD) e Vanda de Assis (PT).

Em vigor: motos de até 170 cilindradas estão isentas do pagamento do IPVA em 2025

A vereadora Laís Leão (PDT), em suas redes sociais, classificou o episódio como um caso de violência política de gênero. Ela destacou que “essa situação demonstra o quanto ainda é necessário lutar para garantir um ambiente político igualitário e respeitoso”. Segundo a legislação em vigor desde 2021, é considerado crime de gênero qualquer ação que impeça, restrinja, menospreze ou discrimine a campanha eleitoral ou o exercício de mandato eletivo de mulheres. As penas incluem reclusão de um a quatro anos e multa.

Camilla Gonda (PSB) também lamentou o ocorrido, afirmando que é “lamentável reduzir as atuações das parlamentares à mera observação de suas aparências físicas”. Já Indiara Barbosa (Novo) ressaltou o caráter histórico da presença feminina na Câmara e criticou as associações misóginas feitas. “Em um momento histórico em que Curitiba elege 12 mulheres como vereadoras para representar a população, temos que ver esse tipo de coisa. É lamentável”, destacou.

O episódio reforça a necessidade de combater estereótipos de gênero e promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso no âmbito político.

O ex-prefeito Rafael Greca (PSD) manifestou seu apoio às vereadoras de Curitiba em resposta ao texto publicado no Blog do Tupan, que abordava os “decotes provocantes” usados por algumas delas durante a cerimônia de posse na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Para Greca, Tupan é uma “vergonha da crônica eletrônica”.

Veja a nota de retratação de Tupan aqui

Se cada vez que Tupan cometesse uma gafe em seus comentários na emissora Jovem Pan Maringá ele precisasse se retratar, há quem acredite que haveriam programas inteiros dedicados exclusivamente às retratações do comentarista.

Obs: O suposto ataque não foi realizado na bancada da Jovem Pan Maringá, onde Tupan faz comentários de segunda a sexta-feira, mas sim em seu blog.

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul -Rádio Colorado AM -Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau -Globo FM Maringá -Rede de Rádios Maringá- Metropolitana FM Maringá -Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá -Record RIC TV Maringá -RTV 10 Maringá- Record News Rede Mercosul Estado do Paraná : Cerimonialista -Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *