Lula Escolhe Maringá – Cidade será modelo para novo programa de acesso à saúde

Maringá recebeu nesta segunda-feira (31) a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para anunciar avanços significativos no setor. O destaque foi a escolha do município como a primeira cidade-piloto do ‘Programa Mais Acesso a Especialistas’, iniciativa do Governo Federal para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados.
Segundo Padilha, todos os municípios do Paraná aderiram ao programa, e a meta é realizar 752 mil procedimentos diagnósticos e cirúrgicos em 2025. O prefeito Silvio Barros ressaltou a confiança do Governo Federal em Maringá para liderar esse projeto. “Essa parceria é fundamental, e estamos prontos para fazer dar certo”, afirmou.
Pais condenados por ensino domiciliar
Enio Verri: Itaipu alia produção de energia e compromisso socioambiental

Atualmente, cerca de 135 mil procedimentos estão na fila de espera na cidade. O programa terá duração inicial de seis meses e incluirá mutirões de consultas, exames especializados e cirurgias eletivas em horários alternativos, como de madrugada e após às 21h. A Secretaria de Saúde também busca parcerias com universidades, clínicas e hospitais para ampliar os atendimentos.
Durante a visita, o ministro assinou a entrega de cinco ambulâncias para o Samu, reforçando a frota e melhorando o atendimento de emergência. O município também adquiriu quatro novas ambulâncias com recursos próprios, totalizando nove novos veículos para o serviço.
Sociedade Rural e Arquidiocese de Maringá promovem ação solidária na Expoingá
Padilha também destacou a reabertura da Sala de Vacina e da Central de Distribuição de Imunobiológicos, que voltou a aplicar todos os imunizantes do calendário básico. “Defender a vacina e reduzir o tempo de espera são prioridades do Ministério da Saúde”, reforçou o ministro.
Estudo aponta que uvas fazem bem para a saúde do coração
Maringá, apesar de ter sido um reduto de votos para Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, continua recebendo investimentos e projetos importantes do governo Lula, refletindo um compromisso com o avanço da saúde pública. Na cidade, Bolsonaro foi o candidato mais votado para a Presidência da República, obtendo 157.051 votos, o equivalente a 67,71% do total. Já Lula (PT) conquistou 32,29% dos votos.