Cultura organizacional do Hospital Pequeno Príncipe inspira empresários

Encontro do Masterboard Club destaca como processos hospitalares podem ser aplicados em diversos segmentos empresariais
O Hospital Pequeno Príncipe, fundado em 1919, é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e destina 60% de sua capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A instituição também é signatária do Pacto Global desde 2019, alinhando suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 3: Saúde e Bem-Estar.
O Hospital foi reconhecido pela revista Newsweek como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pelo quarto ano consecutivo, compartilhou suas práticas de gestão e inovação em um encontro com empresários do Masterboard Club.
Além da excelência assistencial, a organização tem o reconhecimento da organização internacional Health without Harm como o hospital pediátrico com as melhores relações com o meio ambiente do mundo.
A palestra, conduzida por Luiz Álvaro Forte Carneiro, vice-diretor de Inovação e Tecnologia da instituição, destacou como a cultura organizacional e os processos hospitalares podem servir de inspiração para líderes empresariais de diversos setores.
Durante o evento realizado em Curitiba, Luiz Álvaro Forte Carneiro apresentou dados que evidenciam a excelência do Hospital Pequeno Príncipe, como a realização de 20% dos transplantes pediátricos de coração do Brasil em 2024, consolidando a instituição como referência nacional em procedimentos pediátricos de alta complexidade.
Segundo ele, com uma equipe composta por aproximadamente 2.700 colaboradores diretos e cerca de 4.000 profissionais envolvidos, o hospital demonstra que, mesmo sendo uma organização filantrópica, adota práticas de gestão comparáveis às de grandes empresas.
“A busca contínua por eficiência operacional, aliada ao compromisso com a qualidade do atendimento, reflete-se na manutenção de certificações nacionais e internacionais de excelência, ressaltou o executivo.
Luiz Álvaro Forte Carneiro destacou ainda que um dos principais ativos de qualquer organização está no conhecimento tácito de seus colaboradores. “Muitas vezes, as melhores sugestões de aprimoramento vêm de quem vivencia diariamente os processos. Criar mecanismos que incentivem a escuta ativa dentro das equipes pode ser determinante para elevar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. No hospital, estruturamos grupos internos que revisam rotinas, propõem ajustes e testam soluções. Essa prática, que pode ser adaptada a qualquer setor, permite decisões mais assertivas, além de fortalecer o engajamento e o senso de pertencimento dos profissionais”, completou.
Segundo Carneiro, o valor dos encontros de networking vai além das possibilidades de parcerias. “Participar de eventos com empresários de diferentes áreas amplia o repertório de gestão e estimula uma escuta ativa sobre práticas bem-sucedidas. No Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo, manter o diálogo constante com outros atores do ecossistema de saúde tem nos ajudado a antecipar tendências e adotar soluções de forma mais estratégica. Essa troca — mesmo que informal — pode revelar insights valiosos sobre eficiência, inovação e até gestão de pessoas, aplicáveis a empresas de qualquer porte ou setor”, afirmou.
O evento, em Curitiba, foi promovido pelo Masterboard Club, comunidade criada em 2017 que reúne empresários com o objetivo de fomentar conexões estratégicas e aprendizado prático para o crescimento de negócios no Brasil.
Para mais informações sobre o Masterboard Club e sua programação, acesse: www.masterboard.com.br.