Bolsonaro está fora da disputa, mas quer eleger a ex, a atual o irmão dois cunhados e os filhos nas urnas

Bolsonaro está fora da disputa, mas quer eleger a ex, a atual o irmão dois cunhados e os filhos nas urnas


Preso e inelegível, ex-presidente apoia candidaturas de parentes em diferentes estados; família lidera levantamento sobre núcleos políticos nas eleições de 2026.

Por Gilmar Ferreira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso e inelegível, aposta nas candidaturas de três filhos, da mulher, da ex-mulher, de um irmão e de dois cunhados para preservar sua influência política. A estratégia familiar consta de reportagem da Folha de S.Paulo, publicada em 3 de outubro.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disputa a Presidência com o apoio do pai. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) concorre ao Senado pelo Distrito Federal e tem o irmão Diego Torres (PL) como primeiro suplente.



Dia chuvoso

Outro irmão de Michelle, Eduardo Torres (PL), busca uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Assim, a presença familiar alcança tanto a disputa por mandatos quanto a composição de uma chapa ao Senado.

A família se espalha por diferentes estados

Em Santa Catarina, Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente e ex-vereador do Rio de Janeiro, disputa o Senado. Seu irmão Jair Renan Bolsonaro (PL), vereador de Balneário Camboriú, concorre a deputado federal.

Portal Terceira Opinião divulga peça de Adriano José; regra eleitoral proíbe propaganda em perfil de empresa

Em São Paulo, Renato Bolsonaro (PL), irmão de Jair, também busca uma vaga na Câmara dos Deputados. No Rio de Janeiro, Rogéria Bolsonaro (PL), ex-mulher do ex-presidente e mãe de Flávio, Carlos e Eduardo, concorre a deputada federal.

Maior grupo no levantamento de 2026

Um levantamento do Congresso em Foco colocou os Bolsonaro à frente dos núcleos familiares pesquisados nas eleições de 2026. O estudo identificou famílias ligadas a deputados e senadores em exercício com quatro ou mais candidatos.

Nesse recorte, os Bolsonaro somam oito nomes. A contagem inclui dois parentes mais distantes, Marcelo e Valéria Bolsonaro, candidatos a deputado estadual por São Paulo.

Na sequência aparecem o núcleo Macedo/Soares/Crivella, com sete candidatos, e as famílias Barbalho e de descendentes de Miguel Arraes, com cinco cada.

Esses dados demonstram a concentração familiar neste pleito, mas não estabelecem um recorde de toda a história brasileira.

Pelo jeito, a família Bolsonaro é bem conservadora: quer conservar o poder entre os seus.

TV Diário
Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira Jornalista, apresentador e mestre de cerimônias | MTB 0011341/PR Gilmar Ferreira construiu sua trajetória entre redações, estúdios de televisão, emissoras de rádio e eventos. Sua experiência reúne a apuração jornalística, a apresentação ao vivo e a condução de cerimônias, com atuação no Paraná e em Santa Catarina. Atualmente, é diretor de redação de O Diário de Maringá e atua como mestre de cerimônias em eventos no Paraná e SP. Na televisão, trabalhou como apresentador e âncora na TV Maringá (Band), RIC TV Maringá (Record), Record News (Rede Mercosul) e RTV 10 Maringá. Sua trajetória no rádio inclui passagens, no Paraná, pela Jovem Pan FM, Metropolitana FM, Rede de Rádios, Globo FM, Rádio Colorado AM e Eden FM. Em Santa Catarina, atuou na Rádio Menina FM e na Rádio Globo AM, em Blumenau. Em cada formato, Gilmar leva a experiência de quem conhece a notícia desde a apuração até o momento de comunicá-la ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *