Quando o Lucro Prevalece: Terrenos sem manutenção ameaçam vidas

Quando o Lucro Prevalece: Terrenos sem manutenção ameaçam vidas

Negligência privada, custo coletivo

O mercado imobiliário, quando mal gerido, pode representar um risco significativo para a saúde pública, especialmente no que diz respeito à conduta de doenças como a dengue. Um exemplo claro disso ocorre quando proprietários de terrenos deixam de cumprir responsabilidades básicas, como cercar e manter suas propriedades em condições adequadas. Terrenos abandonados, sem muros ou cuidados mínimos, muitas vezes se transformam em criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A falta de manutenção cria condições ideais para o acúmulo de água parada – em pneus velhos, entulhos ou vegetação descontrolada –, ambiente perfeito para a reprodução do mosquito.

A visão dos proprietários, muitas vezes incentivada pela especulação imobiliária que valoriza terrenos vazios, reflete uma falha do mercado em priorizar o bem-estar coletivo. A ausência de cercas ou muros permite o acesso irrestrito a essas áreas, agravando o problema com o descarte irregular de lixo por terceiros. Assim, o que poderia ser uma questão de gestão individual se transforma em uma ameaça à saúde pública, evidenciando a necessidade de políticas mais rigorosas de fiscalização e manutenção de propriedades privadas. O mercado imobiliário, portanto, não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade nesse cenário: negligenciar o básico é contribuir diretamente para uma crise sanitária evitável. Um exemplo disso é um imóvel na rua Alziro Zarur, onde frequentemente são realizadas queimadas e que funciona como depósito de lixo, conforme pode ser visto nas imagens. Queimada realizada no sábado 01 de março de 2025.

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul -Rádio Colorado AM -Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau -Globo FM Maringá -Rede de Rádios Maringá- Metropolitana FM Maringá -Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá -Record RIC TV Maringá -RTV 10 Maringá- Record News Rede Mercosul Estado do Paraná : Cerimonialista -Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *