Cris Lauer(novo) condenada: Justiça confirma desvio e exige devolução de dinheiro público

Cris Lauer(novo) condenada: Justiça confirma desvio e exige devolução de dinheiro público


Cristianne Costa Lauer, conhecida como Cris Lauer (Novo), foi condenada por enriquecimento ilícito e terá que devolver quase R$ 40 mil aos cofres públicos

A vereadora de Maringá, Cristianne Costa Lauer (Novo), foi condenada por improbidade administrativa com base na Lei nº 8.429/1992 — a chamada Lei de Improbidade Administrativa — pelo juiz Márcio Augusto Matias Perroni, da 1ª Vara da Fazenda Pública da cidade. Ela se tornou a única vereadora da legislatura anterior, composta por 15 parlamentares, a receber esse tipo de condenação.

De acordo com a sentença, Lauer utilizou o então chefe de gabinete, o advogado Bruno Di Lascio, para tratar de assuntos particulares enquanto ele ainda ocupava um cargo público. A denúncia foi originalmente veiculada pelo Blog do Rigon, que também divulgou um áudio considerado crucial para o desfecho do processo. No trecho, a própria vereadora confirma o uso do servidor para cuidar de seus interesses pessoais, o que corrobora as alegações do Ministério Público do Paraná (MPPR).

“De fato, após a oitiva do áudio, verifica-se que seu conteúdo é deveras esclarecedor acerca da existência de um combinado de vontades entre a vereadora e seu ex-servidor para que este atuasse no patrocínio de seus processos judiciais enquanto figurava como chefe de gabinete”, afirma trecho da sentença. O juiz concluiu que o foco do trabalho de Di Lascio era a defesa pessoal de Lauer, e não as funções públicas que deveria exercer no gabinete.



Como consequência, a vereadora foi condenada a devolver R$ 19.638,02 aos cofres públicos — valor considerado enriquecimento ilícito — além de pagar uma multa civil no mesmo montante e arcar com as custas e demais despesas processuais. Inicialmente, o Ministério Público também havia pedido a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos da parlamentar, mas o promotor responsável pelo caso posteriormente abriu mão dessas penalidades.

Durante o andamento do processo, a notificação da vereadora enfrentou atrasos. No final de 2024, o diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT) chegou a protocolar um pedido de cassação do mandato de Lauer, alegando falta de ética e de decoro parlamentar. No entanto, a ação foi arquivada pelo então presidente da Câmara Municipal, que alegou ter sido alvo de ataques por causa da iniciativa.

O caso levanta novamente o debate sobre a transparência e o uso de recursos públicos no Legislativo municipal. A íntegra veja abaixo:

]

Fonte: www.maringanews.com.br

TV Diário
Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira Jornalista, apresentador e mestre de cerimônias | MTB 0011341/PR Gilmar Ferreira construiu sua trajetória entre redações, estúdios de televisão, emissoras de rádio e eventos. Sua experiência reúne a apuração jornalística, a apresentação ao vivo e a condução de cerimônias, com atuação no Paraná e em Santa Catarina. Atualmente, é diretor de redação de O Diário de Maringá e atua como mestre de cerimônias em eventos no Paraná e SP. Na televisão, trabalhou como apresentador e âncora na TV Maringá (Band), RIC TV Maringá (Record), Record News (Rede Mercosul) e RTV 10 Maringá. Sua trajetória no rádio inclui passagens, no Paraná, pela Jovem Pan FM, Metropolitana FM, Rede de Rádios, Globo FM, Rádio Colorado AM e Eden FM. Em Santa Catarina, atuou na Rádio Menina FM e na Rádio Globo AM, em Blumenau. Em cada formato, Gilmar leva a experiência de quem conhece a notícia desde a apuração até o momento de comunicá-la ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *